A cidade dos sete conventos


Alpendrada do colégio de S. Sebastião

Portalegre é uma cidade única, caracterizada pela sua riqueza arquitectónica, onde conventos e mosteiros assumem um papel preponderante. Após a extinção das ordens religiosas, todos eles foram transformados e adaptados a novas funções. É conhecida como a cidade dos sete conventos, que são:
> o convento de São Francisco;
> o convento de Santo Agostinho;
> o convento de Santa Clara;
> o convento de Santo António;
> o mosteiro de São Bernardo;
> o colégio de São Sebastião;
> o convento de São Brás, hoje desaparecido.


O convento de S. Francisco e, à direita, a Manufactura de Tapeçaria de Portalegre

O convento de São Francisco é o mais antigo, a sua fundação remonta a 1275. Depois da expulsão dos franciscanos, parte do convento albergou a primeira corticeira do mundo, outra, o quartel.


Oficinas da GNR, antigo convento de S. Agostinho

Erguido pela ordem dos Eremitas Descalços, o convento de Santo Agostinho é hoje ocupado pela Guarda Nacional Republicana. Da primitiva construção resta-nos a fachada exterior e a igreja.


Entrada da Biblioteca Municipal de Portalegre

A fundação do Convento de Santa Clara data de 1376, e deve-se à Rainha D. Leonor Telles. Após a morte da última abadessa, a sua utilização é sempre de cariz benevolente, ora como recolhimento de senhoras pobres, ora para raparigas em "perigo moral". Depois da Revolução dos Cravos, aí se alojam alguns serviços municipais e associações culturais. Ocupando todas as instalações do convento, desde Maio de 1999 que podemos desfrutar de um agradável espaço cultural, a Biblioteca Municipal de Portalegre.


Câmara Municipal de Portalegre, antigo colégio de S. Sebastião

Em 1605, inicia-se a construção do Colégio de São Sebastião. Doze anos depois já funcionava, dedicava-se à formação de sacerdotes. Em 1759, aquando da expulsão dos jesuítas, o colégio passa a propriedade estatal. No seu plano de industrialização para o país, o Marquês de Pombal determina que em Portalegre se estabeleça "uma fábrica de panos", destinada à transformação de lã e algodão. Em Julho de 1772, é oficialmente inaugurada a "Real Fábrica de Lanifícios de Portalegre". A fraca sustentabilidade e as condicionantes externas levaram à desintegração da mesma. No século XX, parte do edifício é ocupado pela Banda Euterpe de Portalegre e pela COOPOR. Já neste século, o edifício foi restaurado, adaptado às exigências contemporâneas, sem no entanto descuidar a original estrutura do colégio. Trata-se das novas instalações da Câmara Municipal de Portalegre, que pela sua excelente obra foram galardoadas com um prémio (o Prémio Nacional de Arquitectura "Alexandre Herculano", entregue ao arquitecto Sequeira Mendes e ao Município de Portalegre, a 17 de Novembro de 2006, em Lamego, durante o XI Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico, pela recuperação da Antiga Fábrica Real).


Mosteiro de S. Bernardo

O mosteiro de São Bernardo foi a abadia da Ordem de Cister mais importante a sul do rio Tejo. A sua fundação data do século XVI. Se o exterior foi alvo de diversas remodelações durante os séculos seguintes e hoje se assemelha a um monte alentejano, o seu interior deixa-nos boquiabertos quer pela sua beleza arquitectónica e azulejaria, quer pelo túmulo do Bispo D. Jorge de Mello, fundador do mosteiro, esculpido em mármore. Espaço amplo e polivalente, onde se realizam exposições e reuniões, alberga a escola prática da GNR.


Convento de S. António

O Convento de Santo António foi mandado edificar pelo Bispo D. André de Noronha, em 1572, e destinava-se a ajudar os mais carenciados. Com uma vista privilegiada sobre Portalegre, dali se via, sem ser visto, como convinha. É um edifício de traça simples.
Do convento de São Brás, actualmente pouco se sabe, mas pela estrutura e divisões do edifício da Casa-Museu José Régio sabe-se que ali existiu um convento.


Casa do Poeta José Régio, encostada ao Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre

FONTES
Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.
Município de Portalegre.
RODRIGUES, Jorge; PEREIRA, Paulo (1988). Cidades e Vilas de Portugal – Portalegre. Lisboa: Editorial Presença.

Trabalho realizado por Andreia Rosário e Lisete Pires

1 comentário:

Anónimo disse...

Não poderão imaginar quão importante foi para mim "ficar perto" de Portalegre, com este post, desta data: 16 de Maio de 2007. Nesse dia, passei várias vezes em frente à Casa-Museu. Nunca mais o voltarei a fazer com a minha filhota. O que representava essa casa e Portalegre para ela é quase impossível de descrever.
Fica apenas um "obrigada" pelos textos e pelas fotos que me transportaram até aí.

Paula
http://alemvirtual.blogs.sapo.pt