De Portalegre cantando










Portalegre, Maio de 2016

O Grupo de Cante Os Lagóias a actuar nas comemorações do Dia da Cidade. Também aqui, em actuação do mês passado, interpretando a "Canção de Portalegre", com poema de José Régio:

De Portalegre cantando
Meu canto é doce é amargo
Já sinto os olhos turvando
Já sinto o peito mais largo

Ai torres da velha Sé
Ai muros do burgo estreito
Sempre vos rezo com fé
Se me levanto ou me deito

O céu das tardes compridas
Parece que vai baixando
E as torres são mãos erguidas
Que quase lhe estão tocando

Ao longe se perde o olhar
Nas névoas dos horizontes
E a terra parece o mar
Parecem ondas os montes

Em cada ruela estreita
Casas pobres e opulentas
Meu gosto nenhuma enjeita
Todas são minhas parentas

Olhei da serra a cidade
Tão branca, estreita e comprida
Fez-me alegria e saudade
Assim de noiva vestida

Sem comentários: