Campo lexical

água, alfarroba, algas, amêndoa, ar condicionado, areia, arroz de marisco, artesanato, atum, auto-estrada, azeitonas, azul, banho turco, barco, biquini, brisa, calor, camaleão, camarão, caminhadas, caranguejos, cerveja, chinelos, conchas, dunas, esplanada, espreguiçadeira, espuma, farol, feira, ferreira, figo, gaivotas, guarda-sol, hotel, jacuzzi, levante, lixo, mar, maré, maresia, melgas, narciso das areias, nortada, óculos de sol, ondas, peixe, percebes, piscina, pontão, praia, protector solar, regata, restaurantes, ria, rochas, sal, sandes, sapateira, sargo, sol, sudoku, sul, toalha, varanda, vespas, vista


Praia de Cabanas, Tavira


Portimão


A Ria Formosa em Cabanas, Tavira


A Ria Formosa na Quinta do Lago, Almancil


Sesimbra

A cidade e o bom tempo

Quando eu era pequena, e começava o bom tempo, o meu pai dava início à temporada de saídas familiares. As tardes de sábado no cinema eram substituídas por salutares passeios em meio mais natural, só interrompidos pela época balnear, que nos levou a percorrer todas as estâncias litorais da FNAT, de Albufeira à Foz do Arelho, e ainda a umas boas semanas na então limpinha praia de Sines e nos intermináveis areais da Figueira da Foz (sem falar nas memoráveis férias na FNAT das Termas de S. Pedro do Sul e nas brincadeiras no rio Vouga).
Na Primavera, eram os piqueniques nas matas de Benfica, de S. Domingos e da Rinchoa, as tardes nos jardins do palácio de Queluz, as visitas às primas de Sintra e à tia de Cascais, a frescura dos relvados de Belém. Mais domésticos, os passeios até aos moinhos da Serra da Mira e do Casal de S. Brás, à época cercados de ventos, eucaliptos e campos de trigo, de onde nos entretínhamos a identificar, ao longe, a nossa rua, a nossa casa, a casa da avó e as antenas retransmissoras do Monsanto.


Fonte dos Passarinhos, Caneças

A volta saloia levava-nos anualmente à Malveira e às fontes de Caneças, onde acabava, invariavelmente, com uma almoçarada no Olho do Cuco. Mais castiços, os passeios ribatejanos - Vila Franca de Xira, Moita e Alcochete, por entre coletes encarnados e barretes verdes -, que terminavam, pelo S. Martinho, na feira da Golegã.
Em dias de praia, partíamos logo de manhãzinha para a linha (Oeiras, Carcavelos e Parede), bem abastecidos de pastéis de bacalhau, frango assado, ou de qualquer outro pitéu, transportado dentro da panela de pressão, envolvida em jornais, para conservar a temperatura.


Praia das Maçãs, Sintra

Em dias de excursão, percorríamos as herdades dos criadores de gado do Ribatejo e do Alentejo, onde o meu pai, religiosamente, parava, de repente, e dizia: «Meninos, respirem este ar puro, sintam este cheirinho a natureza!». «A bosta!», rematava a minha mãe.
De campo estava ela farta: veio aos 18 anos para Lisboa e nunca mais quis nada com a natureza. Para fazer variar um pouco o reportório anual, ainda chegou a pegar nas crianças (nós) e a levá-las ao Aquário Vasco da Gama e ao Museu dos Coches. «Museu dos Coches...», desdenhava o meu pai. E pegava na mais velha (eu) e levava-a a galerias e a museus de belas-artes, onde a ensinava a olhar com ar solene e compenetrado para as obras em exposição. Confesso, porém, que o ponto alto do reportório paterno era, para mim, um dia no Jardim Zoológico.


Cascais, vista da Casa da Guia

As férias de Verão, além das muitas horas de praia, a absorver sofregamente todos aqueles raios UVA e UVB (acho que nessa época ainda não havia buracos na camada de ozono; ou, se havia, ninguém nos disse nada, por isso não contava), também eram pródigas em saídas culturais: museus, igrejas e cemitérios, o meu pai não deixava escapar um, nas terras por onde passávamos. O Museu Malhoa, nas Caldas da Rainha, era o meu favorito, porque me deixavam empoleirar nas esculturas do jardim - para propósitos fotográficos, entenda-se.
Este alegre estado de coisas durou até à entrada da mais velha na adolescência, quando começou a questionar a autoridade paterna e o interesse dos passeios familiares, que substituiu por dias inteiros fechada no quarto, a ouvir música deprimente.


Foz do Arelho, a Lagoa de Óbidos revisitada no final dos anos 90

Notas:
A imagem da Fonte dos Passarinhos foi retirada de um trabalho dos alunos da Escola Secundária de Caneças. Apesar de desactivadas, as fontes fazem parte do Inventário do Património Arquitectónico e Arqueológico do Município de Odivelas. O site da Junta de Freguesia de Caneças também acrescenta alguma informação.