Desvios (II)










Santuário de Cristo-Rei, Almada, 16 de Dezembro de 2007

Na senda das setas castanhas: andava para lá ir desde o tempo em que estive aqui.

Tricks of the light (II)

O meu colega de carteira dizia-me, há umas semanas, que aquilo de que teria mais saudades se saísse de Portalegre era o pôr-do-sol.
Também por aqui os efeitos da luz da tarde merecem destaque. De momento, impressões do poente num dia de neblina.








Portalegre, 2 de Dezembro de 2007

Desvios (I)

Nasci num país sem auto-estradas, onde qualquer deslocação entre dois pontos se fazia esmiuçando cada curva, passagem de nível e adro de igreja, por entre tractores agrícolas, florestas, campos de trigo, montes, vales, aldeias, velhotes ao sol e miúdos a jogarem à bola. Nasci num país onde também não havia muitos automóveis e onde as pessoas também não se deslocavam assim tanto. Cresci numa zona onde os pais que não trabalhavam nas fábricas da vizinhança apanhavam diariamente o comboio suburbano para a cidade e, nos fins-de-semana, davam brilho ao carro (os que o tinham), que levaria a família para a terra nas férias.
Por tudo isto, cada viagem era uma epopeia. Lembro-me daquela, em Agosto de 1977, que nos levou de urgência até aos confins de Trás-os-Montes, quatro adultos, um quase adulto e duas crianças, dentro do Ford Cortina do meu tio. Cerca de treze horas entre a Amadora e Vila Verde da Raia, metendo o nariz em cada localidade intermédia; um engarrafamento fenomenal dentro de Coimbra, devido aos incêndios que grassavam na periferia; a paragem para comprar o jornal, que nos informou da morte do Elvis, na véspera, assunto para o resto da viagem e notícia para dar à chegada; as curvas; as pausas para eu vomitar.
E daqueloutra corrida, no Verão de 1990, entre Tavira e Faro, pelos meandros da N125, a perder, semáforo após semáforo, as esperanças de conseguir apanhar o comboio rápido para Lisboa.
Foi por tudo isto, também, que, quando em Julho de 1989 rumei a Paris, de autocarro, tinha a ilusão pueril de ver desfilar na janela catedrais góticas e feiras de província. Em vez disso, muitas horas de asfalto e fugidias indicações toponímicas, que me fizeram perceber o que são auto-estradas, que, pouco depois, com os apoios comunitários, passaram também a fazer parte da nossa realidade.
O caminho mais rápido entre dois pontos, sem dúvida, e um factor de progresso. Ir mais longe o mais rápido possível, com o maior conforto e o mínimo de imprevistos. Uma limpeza futurista criada ao estilo da melhor ficção científica, como a de Júlio Verne, que nos imaginou a viajar em tubos pneumáticos. Tudo limpinho, sem impecilhos, velhotes ao sol, semáforos, miúdos, galinhas e adros de igreja. Ficam todos de fora, com as catedrais góticas, os castelos, as esplanadas com vista e os turistas.
Mas, às vezes, é difícil resistir aos apelos dos sinais de indicação turística e é então que vale mesmo a pena descarrilar e aproveitar uns momentos de desvio.






Castelo de Almourol, 3 de Novembro de 2007

Novembro


10 de Novembro de 2007, Vaiamonte


20 de Novembro de 2007, Portalegre