




Portalegre, Dezembro de 2022
O objectivo foi o de cruzar elementos que convivem nas ruas: Street Basket e Graffiti. Ambos jogados à margem das instituições, com códigos e regras próprias. Como crew de graffiti achámos perfeito transportar os letterings e personagens das nossas paredes, criando com eles manchas e padrões que tornam viva e suportam a geometria estrutural do campo.
Let's Ball.
Um projecto Thunders Crew - Helio Bray, Chure Oner, MOSAIK, fredyklit, Gonçalo MAR, I Am From Lisboa (Armando Gomes) - para o MURO LX_2021 a convite da Galeria de Arte Urbana, junto ao Skatepark e Pumptrack do Parque das Nações.
Medalha Comemorativa da Expo'98: Medalha, em ferro, comemorativa da EXPO 98 e de agradecimento a todos aqueles que estiveram envolvidos nesta Exposição Mundial, tal como podemos ler na seguinte inscrição à volta da medalha: A TODOS AQUELES QUE, VINDOS DE PORTUGAL INTEIRO E DE PAÍSES DE TODO O MUNDO, DEDICARAM A GENEROSIDADE E O TRABALHO DESTES 132 DIAS DA SUA VIDA À VIDA E AO MUNDO DA EXPO 98". Foi colocada, em 1998, no Cais Português ao Parque das Nações. Autor desconhecido.
O Cauteleiro: Estátua de homenagem aos cauteleiros, obra de Fernanda de Assis, foi inaugurada, no Largo Trindade Coelho, junto à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em 18 de Novembro de 1987, no dia em que a Lotaria Nacional comemorava 204 anos. De bronze, com 1,78m de altura, a criação desta peça teve por base uma pesquisa fotográfica dos cauteleiros lisboetas, realizada pela escultora, com o objectivo de se inspirar.
Busto de Manuel Tito de Morais: Manuel Tito de Morais, figura marcante do panorama político português do século XX, símbolo incontornável da democracia portuguesa, dedicou a sua vida à defesa das ideias da liberdade, da solidariedade, da fraternidade e da igualdade de oportunidades, advogando que estas deveriam ser as bases do seu Partido Socialista. No âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de Tito de Morais, a Câmara Municipal de Lisboa, em sinal de reconhecimento, descerrou, em 30 de Junho de 2010, o busto evocativo do ex-Presidente da Assembleia da República e fundador do Partido Socialista, no jardim público localizado junto à Sede do referido Partido, na confluência da Rua das Amoreiras com a Rua Dom João V, ao Largo do Rato. Executada pelo escultor Francisco Simões, no seu atelier de São Pedro de Sintra, a obra é constituída por um busto em bronze, assente sobre plinto de pedra, onde pode ler-se a seguinte inscrição: MANUEL/TITO DE MORAIS/POLÍTICO/1910-1999.
Santo António: escultura de Soares Branco, no Largo de Santo António da Sé.
São Vicente: A lenda diz que os restos mortais de São Vicente, santo mártir espanhol supliciado no ano de 304, conseguidos por D. Afonso Henriques e sepultados na Sé de Lisboa, em 1176, foram trazidos numa barca vigiada por dois corvos, elementos que actualmente fazem parte do escudo da cidade. Em sua homenagem foi erguida uma estátua, pouco maior do que o tamanho natural, cujos primeiros estudos foram realizados por Raul Xavier, em Junho de 1949. A passagem da peça ao material definitivo, a pedra, só ocorreu entre 1965 e 1967, pelas mãos de seu filho, o arq. Luís Xavier, que acompanhou esta obra até ser inaugurada em 25 de Outubro de 1970, no Miradouro das Portas do Sol, localizado no Largo do mesmo nome.
Apresenta planta longitudinal resumida a um rectângulo concentrado regular e possui cobertura com telhado de duas águas. A fachada principal, voltada a Noroeste, encontra-se delimitada por pilastras. O portal, de lintel recto mais largo do que as ombreiras e moldurado, é encimado por um friso saliente sobre o qual se abre uma janela. A janela, ladeada por pilastras almofadadas, enquadra uma imagem escultórica representando Cristo Crucificado. A fachada é rematada por empena angular com cornija, sendo pontuada por jarrões e por uma cruz central. No alçado Nordeste observam-se duas janelas de lintel recto e moldura saliente, que ladeiam uma inscrição. O alçado posterior é cego, enquanto o alçado lateral Sudoeste se encontra adossado. O espaço interno é único, sendo apenas quebrado pela presença do coro-alto em madeira. Possui o pavimento lajeado e a cobertura é composta por uma falsa abóbada de berço, também em madeira. Uma porta lateral permite o acesso à construção contígua. O retábulo do altar é em talha pintada.
É uma ligação histórica entre dois pontos estratégicos: Castelo de Vide e Marvão. Uma travessia secular ao longo de uma paisagem de características rurais e naturais, por antigos caminhos murados, com alguns sectores ainda em calçada medieval.São 9,6Km de subidas e descidas, paisagens fantásticas, biodiversidade e bons ares, que espero repetir.
O percurso é marcado pela presença de inúmeras pequenas quintas onde predomina a cultura da oliveira e do pastoreio extensivo e onde o chocalhar pontual das ovelhas vai denunciando a presença destes simpáticos ruminantes.
De realçar uma importante representação do carvalho-negral que, nesta região, forma bosquetes de elevado valor ecológico. Ao longo destes caminhos rurais encontramos algumas construções características de tempos idos, como antigas fontes, choça, igrejas, uma sepultura escavada na rocha, etc.
Os últimos 3km, sempre a subir, representam um desafio à nossa resistência, atenuados pela envolvente paisagística que se perde no horizonte e pela magnífica e bem preservada calçada medieval que atravessa os afamados soutos que dão origem à Castanha de Marvão. A mais de 800m de altitude alcançamos o final do percurso, em frente à Porta de Ródão, a porta da vila de Marvão.