Caminho de Outono (3)


Saída de Castelo de Vide, Novembro de 2022

Fiz esta caminhada há quatro anos e repeti-a no mês passado. O percurso pedestre de Castelo de Vide a Marvão (PR3 CVD-MRV) é uma delícia para os sentidos.

É uma ligação histórica entre dois pontos estratégicos: Castelo de Vide e Marvão. Uma travessia secular ao longo de uma paisagem de características rurais e naturais, por antigos caminhos murados, com alguns sectores ainda em calçada medieval.
O percurso é marcado pela presença de inúmeras pequenas quintas onde predomina a cultura da oliveira e do pastoreio extensivo e onde o chocalhar pontual das ovelhas vai denunciando a presença destes simpáticos ruminantes.
De realçar uma importante representação do carvalho-negral que, nesta região, forma bosquetes de elevado valor ecológico. Ao longo destes caminhos rurais encontramos algumas construções características de tempos idos, como antigas fontes, choça, igrejas, uma sepultura escavada na rocha, etc.
Os últimos 3km, sempre a subir, representam um desafio à nossa resistência, atenuados pela envolvente paisagística que se perde no horizonte e pela magnífica e bem preservada calçada medieval que atravessa os afamados soutos que dão origem à Castanha de Marvão. A mais de 800m de altitude alcançamos o final do percurso, em frente à Porta de Ródão, a porta da vila de Marvão.
São 9,6Km de subidas e descidas, paisagens fantásticas, biodiversidade e bons ares, que espero repetir.








A meio do caminho, Castelo de Vide ao fundo






Marvão lá em cima










A chegar a Marvão


Do alto do Castelo de Marvão

Sem comentários: