Abril


Portalegre, Abril de 2022

Conversas na Rua 2021


Amadora, Março de 2022

A 7.ª edição do projecto "Conversas na Rua", que decorreu entre os dias 7 e 24 de Setembro de 2021, teve como tema o património artístico-cultural e a identidade da cidade da Amadora. Contou com a participação dos seguintes artistas: Odeith (na Avenida da Aviação Portuguesa, n.º 2, na Venteira), Halfstudio (na Avenida de Aljubarrota, n.º 14, na Venteira), Jacqueline de Montaigne (na Estrada da Falagueira, n.º 6, na Falagueira), Tiago Albuquerque (na Rua Capitães de Abril, na Encosta do Sol), Ricardo Romero (na Avenida da Aviação Portuguesa, n.º 1, na Venteira), Thiago Goms (na Rua 27 de Junho, n.º 6, e na Rua Elias Garcia, n.º 346, na Venteira) e o coletivo Malibu Ninjas (na Estrada do Zambujal, junto ao Ikea, em Alfragide).
Ainda não tive oportunidade de fazer o roteiro das obras, pelo que só tenho estes pequenos apontamentos. Acima, mural de Thiago Goms, na Rua Elias Garcia; abaixo, "Guardian rebel XI - water", por Jacqueline de Montaigne, que apanhei em execução.




Amadora, Setembro de 2021

Homenagem (77)






Portalegre, Dezembro de 2016






Portalegre, Março de 2017

E ainda a homenagem ao Estrela, que já por aqui tinha passado, mas agora após restauro.


Portalegre, Dezembro de 2020

Rua da Misericórdia






Portalegre, Maio de 2019


Março de 2022

Igreja da Misericórdia




Portalegre, Novembro de 2015

A Igreja da Misericórdia e respectivo consistório foram construídos no século XVI. No século XVII, a igreja beneficiou de revestimento de azulejos, e foi restaurada no século XVIII. Porém, há 100 anos, em 1922, todo o recheio da igreja foi vendido em leilão e a mesma foi arrendada, tendo tido diversas funções, como, por exemplo, casa de espectáculos (cinema, entre outros) e sede do jornal "A Plebe". Os azulejos foram, em 1943, transferidos para a Igreja de São Lourenço.
Na década de 1980, a Câmara Municipal de Portalegre comprou a igreja e o consistório e iniciou obras de recuperação e ampliação. Em 1991, terminadas as obras, os dois edifícios foram cedidos, por empréstimo, ao Conservatório Regional de Música, que aí passa a funcionar, sendo a igreja transformada em auditório municipal.




Outubro de 2015


Novembro de 2015


Julho de 2019, após renovação exterior

Nas palavras de quem sabe, "a igreja possui dois portais laterais, e nenhum portal na fachada oposta ao altar-mor, que seria a fachada principal. No entanto, a construção, de planta longitudinal, encontra-se orientada no eixo N-S, e o portal Este, embora lateral, mantém-se de alguma forma como o portal de maior destaque, visto abrir para uma escadaria, no pequeno largo na Rua do Comércio. De resto, não se destacaria sobremaneira da portada oposta, que deita para o Largo da Misericórdia. Estes portais renascentistas muito clássicos constituem os elementos mais marcantes do exterior do templo. O primeiro, a Este, é constituído por vão de arco redondo [com] dois medalhões circulares no extradorso, e enquadrado por duas colunas lisas no terço inferior e estriadas daí para cima, erguidas sobre bases paralelepipédicas, suportando uma arquitrave lisa e um frontão. Este é vazado por um nicho de arco redondo, ao centro, encimado por uma concha de vieira, e rematado lateralmente por duas grandes esferas de granito. O segundo portal, a Oeste, igualmente rasgado em arco redondo ladeado por medalhões lisos, é enquadrado por pilastras molduradas e arquitrave lisa, sendo o frontão uma espécie de alusão, em jogo de invertidos, ao portal em eixo: o nicho que vazava o tímpano é agora o remate superior, e a vieira é nesta portada o ornato central. O conjunto é rematado lateralmente por urnas. As restantes fachadas não possuem elementos de destaque, registando-se apenas o óculo rasgado na fachada N., sobre janelão rectangular que ilumina o coro alto; a cabeceira situa-se a Sul. O corpo do consistório, rectangular e alongado, parte da fachada E., e possui dois registos. A porta, de verga recta, rasga-se na fachada N., deitando para o topo da escadaria na Rua do Comércio, encostada já ao corpo da igreja, muito perto do respectivo portal".


Maio de 2019






Março de 2022

"A igreja é de nave única, com tecto de abóbada de berço e caixotões de alvenaria. O tramo do coro alto é constituído por arcada de três arcos redondos, colunas de fuste liso e capitéis clássicos. Ao consistório acede-se por uma porta junto ao portal Este, dando outra acesso à sacristia. Todo o interior se encontra despojado da maior parte da ornamentação; a cabeceira, tripartida, conserva pouco mais do que as arcadas do altar-mor e dos colaterais, todos de pouca profundidade."


Março de 2022




Dezembro de 2016












Março de 2019


Dezembro de 2016






Junho de 2019


Março de 2022

O conjunto foi classificado como Imóvel de Interesse Público, em 1944.