Água vai (7)








Ribeiro do Baco, Portalegre, Fevereiro de 2023

Rua dos Penedos


Linhares da Beira (Celorico da Beira), Agosto de 2022

Outra rua que serpenteia pela aldeia histórica de Linhares é a Rua dos Penedos. Rochedos e penhascos é o que não falta por lá, tantos que dão o nome, não só à rua, mas também às suas transversais.
Quanto a mim, entretive-me a disparar, para um lado e para o outro, de tal forma que a minha galeria mais parece uma visita virtual.























Um São José de azulejos T5:14


Vila Viçosa, Janeiro de 2023

Em Vila Viçosa, Nossa Senhora da Conceição é rainha, literalmente. Em 1646, o 8.º Duque de Bragança, recentemente aclamado Rei D. João IV, ofereceu a coroa de Portugal a Santa Maria, como agradecimento pela boa campanha da Guerra da Restauração. A imagem da Santa, da Igreja do Castelo da sua vila natal, foi coroada como Rainha e Padroeira de Portugal, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição ou Imaculada Conceição. A partir desta data, mais nenhum Rei de Portugal usou a coroa na cabeça, colocando-a apenas sobre uma almofada, ao seu lado direito, em ocasiões solenes.
Segundo a tradição, a imagem da padroeira foi adquirida em Inglaterra e oferecida pelo Condestável do Reino, D. Nuno Álvares Pereira, que mandara construir a igreja após a vitória portuguesa na Batalha de Aljubarrota, em 1385. A imagem, em pedra de ançã, encontra-se no altar-mor da igreja, estando tradicionalmente coberta por ricas vestimentas (muitas delas oferecidas pelas Rainhas e demais damas da Casa Real).

"Também em 1646, em parte por insistência de D. João IV e dos franciscanos, boa parte do corpo docente da Universidade de Coimbra jurou defender pública e particularmente que a Virgem Maria fora concebida sem mácula de pecado original (Imaculada Conceição). Posteriormente, este juramento foi estendido e aplicado a todos os futuros graduados da Universidade. (...) Em 1654, D. João IV enviou a todas as Câmaras municipais do Império Português uma cópia da inscrição comemorativa, em latim, do juramento solene prestado em 25 de Março de 1646 e ordenou que aquela inscrição fosse gravada em pedra e colocada nas portas e lugares públicos das cidades e vilas portuguesas. (...) Em 1946, no dia 25 de Março, comemorou-se o tricentenário da proclamação da Imaculada Conceição como Padroeira de Portugal, com a consagração de Portugal à Virgem Maria, Mãe de Deus."


A representação em azulejo da imagem de Nossa Senhora da Conceição tornou-se omnipresente em Vila Viçosa, seja em celebração de eventos religiosos, como o tricentenário da proclamação da Padroeira ou o Concílio Vaticano II, seja como homenagem ou até como amuleto de proteção do lar.

















Nowy cmentarz żydowski w Łodzi


Łódź (Polónia), Setembro de 2006

O Novo Cemitério Judaico de Łódź foi inaugurado em 1892 e chegou a ser o maior cemitério judaico da Polónia e um dos maiores do mundo. Ocupa 44 hectares, nos quais se encontram entre 180.000 e 230.000 sepulturas identificadas, assim como valas comuns com inúmeras vítimas do gueto e do Holocausto.
Foi a nossa segunda paragem, no percurso de Turismo Tétrico, logo a seguir à Estação de Radegast.





Acima, imagens do portão do cemitério e da entrada da casa mortuária (Beit Tahara). Abaixo, mosaico no tecto abobadado do Mausoléu de Izrael Poznański, o magnata e grande industrial têxtil que, após desenvolver a indústria e a cidade, se dedicou, no final da vida, à filantropia e ao projecto daquele que é considerado o maior túmulo judaico do mundo, onde está sepultado, ao lado da esposa.



Abaixo, sepulturas modernas, com as tradicionais pedras, ali deixadas em sinal de homenagem ou recordação.





Para trás, ruas e alamedas onde se alinham milhares de sepulturas, mais ou menos conservadas, com lápides (matzeva ou matsevá) mais ou menos decoradas.























Manufaktura


Łódź (Polónia), Setembro de 2006

O complexo fabril de Izrael Poznański foi construído entre 1872 e 1892, segundo projecto do arquitecto Hilary Majewski. Era um gigante da indústria têxtil que prestava serviço completo de processamento de algodão; ocupava quase 30 hectares e incluía: uma tecelagem, uma fiação, uma fábrica de branqueamento e acabamento, uma tinturaria, uma fábrica de impressão de tecidos e acabamento, um departamento de reparação e construção de máquinas, uma serralharia, uma fundição e um centro de operação de locomotivas a vapor, uma fábrica de gás, um quartel de bombeiros, armazéns, um desvio ferroviário e uma casa de câmbio, além do palácio do proprietário e habitações para trabalhadores.


Fotografia de Bronisław Wilkoszewski, cerca de 1895 (daqui)

O edifício principal do complexo era uma fiação de algodão de cinco andares feita de tijolos vermelhos sem reboco, ao longo da Rua Ogrodowa, construído em 1877-1878 e transformado em hotel em 2009.









A Sociedade Anónima de Produtos de Algodão Poznański em Łódź (Towarzystwo Akcyjne Wyrobów Bawełnianych I. K. Poznańskiego w Łodzi) começou por ser uma pequena empresa familiar que Izrael Poznański foi ampliando até se tornar um dos motores da cidade: em 1865, empregava 70 operários; em 1879, 426; em 1906, dava trabalho a cerca de 6.800 pessoas.
Originário de uma família desafogada de comerciantes judeus, o magnata (conhecido na cidade como um dos Reis do Algodão) gabava-se de ter começado do zero: em adolescente, recolhia sucata numa carroça miserável puxada por um cavalo velho (mais tarde, para exagerar a amplitude do seu currículo, alegava que nem cavalo tinha, que eram cães que atrelava ao carrinho). No auge da carreira, mandou construir, para si e para a sua família, um palácio e, mais tarde, o maior mausoléu judaico do mundo, onde está sepultado, ao lado da esposa.





O Palácio de Izrael Poznański, construído em 1877, também segundo projecto de Hilary Majewski, em estilo neo-renascentista francês, é conhecido como o "Louvre de Łódź". Desde 1975, alberga o Museu da Cidade; em 2015, foi incluído na Lista de Monumentos Históricos da Polónia.
Após o fim da era industrial, o complexo fabril foi adquirido por empresas estrangeiras e transformado num grande centro de comércio, artes e lazer, com 300 lojas, restaurantes, museus, discotecas, equipamentos desportivos e lúdicos (bowling, paintball, escalada, bilhar), escola de dança, cinema e um hotel. A Manufaktura foi inaugurada a 17 de Maio de 2006, pelo que, em Setembro, era ainda uma grande novidade.