Roald Amundsen


Roald Amundsen

Roald Engelbregt Gravning Amundsen nasceu a 16 de Julho de 1872 e faleceu a 18 de Junho de 1928, numa queda de avião no Oceano Árctico (o avião no qual se deslocava nunca foi encontrado). Oriundo de uma família de proprietários de navio e capitães, foi o explorador norueguês que liderou a primeira expedição antárctica - 1911/1912 - que atingiu o Pólo Sul.


Amundsen no Pólo Sul

Entre 1897 e 1899, Amundsen junta-se à Expedição Antárctica Belga, liderada por Adrien de Gerlache, sendo o navio Belgica o primeiro a passar o Inverno na Antárctida.
Em 1903, Amundsen comanda a primeira expedição a atravessar a passagem Noroeste, entre o Atlântico e o Oceano Pacífico. Durante este tempo, o povo local (Netsilik) foi o seu principal objecto de estudo. A partir deste estudo, Amundsen aprendeu várias técnicas de sobrevivência no Árctico, adequando assim o vestuário. Aprendeu, também, a usar cães de trenó. Em 1905, Amundsen envia a sua primeira mensagem de sucesso.


No Pólo Sul

Amundsen sempre sonhou ser o primeiro navegador a chegar ao Pólo Norte, o que não chegou a acontecer, pois Frederick Cook e Robert Peary chegaram lá primeiro. Como tal, Amundsen mudou os seus planos e, em 1910, competindo com o seu rival Robert Scott, parte para a Antárctida, no navio Fram, com vista ao alcance do Pólo Sul, ficando num local conhecido como a Baía das Baleias.
Em 1911, Amundsen iniciou a sua expedição para o Pólo Sul, ao qual chega a 14 de Dezembro de 1911, 35 dias antes de Scott, mas o seu sucesso só foi publicamente anunciado a 7 de Março de 1912. A sua história é narrada no livro O Pólo Sul, publicado em 1912.


O navio Fram na Antárctida

Trabalho de pesquisa e síntese de Teresa Nogueira.

Fontes:
"Fram". Wikipedia (en).
"Roald Amundsen". Wikipedia (en).
"Roald Amundsen". Wikipédia (pt).

Sem comentários: