Salamanca


Catedral de la Asunción de la Virgen (Catedral Nueva)

Na Semana Santa de 1999, de Ciudad Rodrigo seguimos para Salamanca, cidade universitária e monumental, com um centro histórico lindíssimo, classificado pela UNESCO, em 1988.


Clerecía (antiguo Colegio Real de la Compañía de Jesús)

Chegámos a meio da tarde, pelo que a luz já não era famosa para fotos, mas ainda pudemos apreciar parte da procissão, que, disseram-nos, dura quatro dias.







A cidade estava apinhadinha de gente. O pior foi quando pensámos que, sendo tão bonita, merecia mais um dia ou dois: podíamos dar mais umas voltas, picar mais umas tapas, continuar a seguir a procissão, dormir um pouco e retomar a exploração no dia seguinte. Pois.


Plaza Mayor

Quando começámos a procurar pensões, o mais que encontrámos foi letreiros nas portas: «Completo», «Completo», «Completo». Tentámos um hotel grande, desses de cadeia: o empregado da recepção sorriu e explicou-nos amavelmente que, durante a Semana Santa, sem reserva, era impossível encontrar o que quer que fosse. E em Ciudad Rodrigo? O mesmo. Se quiséssemos, podíamos continuar e tentar Ávila, sem garantia, ou então Madrid. Regressámos à Guarda, de onde saí meses depois (e aonde não voltei), e desde então ando à espera de uma oportunidade para voltar a Salamanca.
Uma coisa ficou de emenda: quando, este ano, resolvi aproveitar a interrupção lectiva para bater à porta do vizinho, fui depois da Páscoa.

Sem comentários: