Ir a Viana


Praça da Liberdade

Nunca lá tinha ido, apesar de a Ana Bela e o Benjamim terem passado anos a afiançar-me que é a cidade mais bonita de Portugal. Mas, porque o sangue não engana, sabia que lá havia de ir, e fui.
Fui a Viana do Castelo no mês passado. Não foi o ir que a cidade merece, mas uma curta ida, para uma reunião de trabalho: foi um ir-e-vir, que deixou vontade para um voltar.


Praça da República

Desta vez, foi abrir o apetite à beira Lima, subir a Avenida dos Combatentes (com paragem no Natário), mirar Santa Luzia, ao longe, prometendo-lhe voltar com calma, para uma conversinha a duas, desaguar na Praça da República, explorar as ruas efluentes, admirar as figuras grotescas da Sé e a montra do Museu do Ouro (e as de outros ouros), passar no Turismo do Hospital Velho e almoçar rapidamente no Leve, antes de seguir para a Biblioteca Municipal, para a dita reunião.


Sé Catedral



A Biblioteca Municipal é a mais recente atracção da cidade, no seu novo edifício, desenhado pelo Arquitecto Álvaro Siza Vieira e inaugurado em Janeiro último, no âmbito das comemorações do 750º aniversário do primeiro foral de Viana do Castelo. É um espaço muito bonito, por fora e por dentro, com muita luz e vistas lindas para o rio e para a Ponte Eiffel.


Biblioteca Municipal


O fotógrafo e o leitor


De dentro para fora: o Lima e a Ponte Eiffel

Sem comentários: