Papa-unescos (XVIII)




Mérida (Espanha), Março de 2006

(47) Conjunto arqueológico de Mérida (Espanha)

Estive pela primeira vez em Mérida, em Março de 2006, mas, depois disso, já lá voltei mais vezes, a saber, em Maio de 2008, Março de 2010 e Outubro de 2014. É uma cidade pequena, mas tem mesmo muito que ver. E é uma grande vantagem o bilhete turístico não ter prazo de validade e podermos completar a visita em qualquer outra ocasião.














Maio de 2008

Da primeira vez, depois de um passeio pelas ruas, fomos visitar o Museu Nacional de Arte Romana, que, de tão interessante, nos ocupou a maior parte da tarde, e ficámos sem tempo para ver muito mais. É que, além da excelência da colecção, o edifício do museu, projectado pelo arquitecto Rafael Moneo (1980-86), é ele mesmo digno de longa apreciação. Com as restantes visitas, consegui completar o tour.




Março de 2010

Mérida exala História por todos os poros, literalmente. Não se pode fazer um buraco que não surjam achados arqueológicos de diferentes épocas. Há os da cidade romana Augusta Emerita, fundada no ano 25 a. C. como colónia para acolher os soldados graduados que tinham lutado nas guerras cantábricas, e que veio depois a ser capital da Lusitânia. E há os vestígios pré-romanos, e os visigóticos paleocristãos, e os árabes, e todos os que vieram depois.
Visita após visita, já passei por todos os locais listados, alguns mais do que uma vez, mas encontro sempre novos motivos de interesse na cidade. E nada me deixa mais contente do que saber de alguém que ainda não conhece Mérida e está desejoso de lá ir, para eu ter um motivo para lá voltar.








Outubro de 2014

Sem comentários: