Maltesas


Estremoz, Fevereiro de 2018

O Convento de São João da Penitência foi mandado construir por D. Manuel I ou pelo seu filho, o Infante D. Luís, Duque de Beja. Foi o único convento dos Cavaleiros de Rodes em Portugal, integrados mais tarde na Ordem de Malta, e serviu de sede de clausura de freiras dessa ordem, a partir do século XVI. É, por isso, mais conhecido como Convento das Maltesas.
Em 1881, a irmandade da Misericórdia de Estremoz reinstalou-se no extinto Convento das Maltesas (a última freira morreu em 1878), donde a designação de Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Estremoz.
O claustro do convento foi classificado como Monumento Nacional, em 1924.







O resto do convento sofreu alterações ao longo dos séculos, mas o claustro mantém-se, aparentemente, na sua forma original, datada, ao que tudo indica, do primeiro quartel do século XVI, com elementos góticos e manuelinos no piso térreo.







Actualmente, a utilização do espaço do convento é partilhada pela Misericórdia de Estremoz, pela Paróquia de Santo André, pelo Centro Ciência Viva de Estremoz e pelo Pólo de Estremoz da Universidade de Évora.





Sem comentários: