Padrão de Nossa Senhora da Vitória








Guimarães, Agosto de 2018

O Padrão Comemorativo da Batalha do Salado, ou Padrão de Nossa Senhora da Vitória, fica no Centro Histórico de Guimarães, no Largo da Oliveira, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Oliveira. Foi mandado construir por D. Afonso IV, em 1340, para comemorar a vitória na Batalha do Salado, na qual tomou parte o rei português, conjuntamente com o seu genro, Afonso XI de Castela, contra tropas muçulmanas do reino de Granada e do Norte de África.
Esta vitória, de particular importância para o desfecho da Reconquista, motivou uma série de construções comemorativas, em várias partes do reino, sendo esta uma das mais célebres. É uma obra gótica relativamente modesta, composta por um espaço quadrangular abobadado, aberto nas suas quatro faces através de arcarias quebradas, assentes em colunas adossadas, a partir das quais partem as nervuras da abóbada.
Nove anos depois de construído o padrão, o seu espaço central foi ocupado por um pedestal, em cujo topo se colocou uma cruz, que ainda hoje subsiste. A sua compra deveu-se ao mercador vimaranense Pedro Esteves, que, ao que tudo indica, a adquiriu na Normandia. Trata-se de uma cruz espiritualmente gótica, representando as duas Paixões primordiais da religiosidade baixo-medieval: de um lado, a crucificação de Cristo; do outro, a figura da Virgem. O fuste foi enriquecido com as representações de São Vicente, São Torquato, São Filipe e um anjo, figuras que pouco ou nada se relacionam com a história de Guimarães ou com a Batalha do Salado, revelando, assim, tratar-se esta obra de uma clara importação, originalmente concebida para outro fim e outro território.
O Padrão da Vitória do Salado transformou-se, em pouco tempo, num dos mais importantes centros marianos do Norte do país, sendo procurado por verdadeiras multidões em dias de romarias e de festas.
Foi classificado como Monumento Nacional em 1949.

Sem comentários: