Dino Parque Lourinhã


Abelheira (Lourinhã), Agosto de 2019

O Dino Parque saiu bem melhor do que eu estava à espera: é um parque temático que faz as delícias da miudagem fã daquela paleobicharada, mas também é um espaço verde agradável e uma entidade de elevado valor educativo. Não tem montanhas-russas nem outras atracções radicais; tem, sim, um núcleo museológico, para onde tem sido transportado o espólio paleontológico do Museu da Lourinhã, e informação científica sobre as espécies representadas. Além disso, ainda é possível observar paleontólogos em acção e realizar actividades lúdicas que visam despertar as crianças para a ciência.







No fundo, é um jardim zoológico com animais de plástico. Os dinossauros estão representados em tamanho real e integrados em cenas do seu quotidiano: a comer, a caçar, a lutar, a proteger as crias no ninho.







O espaço exterior é um pinhal, dividido em zonas temáticas segundo diferentes períodos históricos (Paleozóico, Triásico, Jurássico e Cretácico), com percursos marcados e vasta sinalização indicativa de instalações sanitárias, estabelecimentos de restauração, pontos fotográficos e outra informação relevante.







No interior, a recepção, o espaço museológico, o laboratório, restaurante, café, loja, instalações sanitárias e serviços administrativos, tudo muito moderno e prático.





A novidade de 2019 é o núcleo de Monstros Marinhos, onde podemos "observar animais que reinaram nos lagos e mares desde há 450 milhões de anos até aos dias de hoje".



Sem comentários: