Pelourinho de Vouzela


Vouzela, Agosto de 2021

Lê quem por lá passa que o Pelourinho de Vouzela "é um monumento que sobressai pela elegância do seu estilo e pela imponência dos quatro metros de altura. Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 23 122, de 11 de Outubro de 1933. Júlio Rocha Sousa (1998) considera-o «... monumento pouco vulgar e único no seu estilo». O pedestal é delimitado na parte superior e inferior por uma série de molduras sobrepostas em tronco de pirâmide com posição simétrica e oposta. Sobre o pedestal assenta a base da coluna também quadrada, com molduragem idêntica à do pedestal".
Mais técnica, a base de dados do Sistema de Informação para o Património Arquitectónico (SIPA) descreve-o nestes termos: "Estrutura em cantaria de granito, composta por soco quadrangular de três degraus escalonados, de rebordos boleados em ressalto, onde assenta base quadrangular, tronco-piramidal, onde se ergue o plinto prismático de faces molduradas, rematado por tronco de pirâmide invertido, de molduras sobrepostas. Sobre o plinto uma espécie de cornija saliente quadrangular e a base do fuste, idêntica à do pedestal. Fuste de secção quadrangular, em forma de obelisco, de faces lisas e vértices arredondados ladeados por dois sulcos, com anel saliente a um terço da altura. Os dois terços superiores do fuste continuam o talhe do anterior mas apresentam uma forma tronco-piramidal mais acentuada e são encimados por friso onde assenta o capitel de forma cúbica com cercadura de palmetas estilizadas e topo esferóide onde se cravam dois ferros cinzelados em forma de pluma ou espiga com olhal, terminando em ponta curva lanceolada, seguros por duas hastes simples. Remate em coifa recortada inferiormente sob disco arredondado e espalmado, sobrepujado por grimpa de ferro com pequena esfera a meio".
A Direcção-Geral do Património Cultural acrescenta ainda que é "um pelourinho barroco, erguido no século XVIII, a par da construção da Cadeia e do Tribunal da então comarca, diante dos quais se situava. (...) O pelourinho permaneceu na sua localização original, para a qual foi erguido, até 1882, quando foi deslocado para as traseiras dos Paços do Concelho de Vouzela. Em 1935 foi novamente recolocado, desta feita na situação actual, ocupando o centro da Praça da República, diante da Igreja da Misericórdia".







Sem comentários: