Amsterdam highlights: De Dam
Amesterdão (Holanda), Agosto de 2023
A Dam é a praça central de Amesterdão, no coração da sua zona histórica. Como o próprio nome indica, desenvolveu-se na localização original do dique no rio Amstel, construído no século XIII e em torno do qual cresceu a cidade. A zona tornou-se um centro de actividade comercial e governativa, como localização da doca, do mercado, da casa de pesagem, da câmara municipal e da bolsa de valores.
Com o aterramento parcial da foz do rio, no século XIX, a praça perdeu a frente de água, ficando rodeada de terra e, subsequentemente, de edifícios.
O edifício mais monumental da Dam é o Palácio Real. Foi construído, entre 1648 e 1665, em plena época áurea da cidade, para albergar a câmara municipal. O projecto, em estilo clássico holandês, foi da autoria do arquitecto e artista Jacob van Campen; a supervisão da obra, do arquitecto municipal Daniël Stalpaert; as esculturas, da oficina de Artus Quellijn. Um grande número de pinturas foi encomendado a Govert Flinck. Após a sua morte, uma tela de grandes dimensões foi comissionada a Rembrandt, mas acabou rejeitada. Entre os vários artistas que realizaram obras para aquele que foi, à época, o maior edifício não religioso da Europa, contam-se Ferdinand Bol, Jan Lievens, Nicolaes de Helt Stockade, Jan Gerritsz van Bronckhorst, Thomas de Keyser, Cornelis Holsteyn, Jacob Jordaens e Willem Strijcker.
O edifício albergou a câmara municipal até 1808, quando foi transformado em palácio real, para Luís Napoleão Bonaparte, eleito pelo seu irmão como Luís I da Holanda. É, hoje, um dos três palácios reais dos monarcas neerlandeses.
À direita do palácio, ergue-se a Nieuwe Kerk (Igreja Nova), construída, no século XV, em estilo gótico, para funcionar como segunda igreja paroquial da cidade, consagrada a Santa Maria e a Santa Catarina. Em 1979, foi cedida a uma organização cultural e, desde então, funciona como igreja cerimonial e espaço de exposições e recitais de órgão. A Nieuwe Kerk é o lugar de sepultamento dos heróis navais neerlandeses e foi o cenário do último casamento real, em 2002, e da investidura do actual monarca, em 2013.
Continuando, em sentido horário, encontramos na Dam outros edifícios de relevo e de renome: os grandes armazéns De Bijenkorf (construídos entre 1912 e 1915), o Grand Hotel Krasnapolsky (fundado em 1865) e o Monumento Nacional, um cenotáfio erigido, em 1956, para homenagear as vítimas neerlandesas da Segunda Guerra Mundial e dos conflitos armados e missões de paz subsequentes.
À esquerda do palácio, e em sentido anti-horário, encontramos o museu de figuras de cera Madame Tussauds Amsterdam, fundado em 1970, e um museu da cadeia americana Ripley's Believe It or Not!, inaugurado em 2016.
É uma praça muito animada, com muitos turistas, pombos, bicicletas e eventos de todo o tipo.
Sem comentários:
Enviar um comentário