Mundos de Sonho

De 26 de Outubro de 2006 a 7 de Janeiro de 2007, na Sala de Exposições Temporárias do Museu Calouste Gulbenkian, uma selecção de cerca de cem gravuras japonesas modernas, das cerca de 4500 estampas e pinturas da colecção Robert O. Muller, da Arthur M. Sackler Gallery, Smithsonian Institution de Washington.
Foi o empenho do coleccionador que garantiu o reconhecimento público das estampas Shin-hanga (nova gravura), que misturavam o apuramento técnico clássico com temas modernos, que revelavam a crescente abertura do Japão ao Ocidente.
As obras seleccionadas enquadram-se em temáticas relacionadas com o teatro Kabuki, a representação da beleza feminina, os valores da luz no tratamento das paisagens e o mundo natural, apreendido quer através de animais e plantas reais, quer através de seres imaginários.
A exposição realça os delicados processos envolvidos na composição da gravura, no que diz respeito à cor, à textura e aos materiais.
A não perder.

[Minisite da exposição]


Toyohara Kunichika (1835-1900), Ichikawa Sadanji I no papel de Akiyama Kii-no-kami
- A cena das chamas
, 1894
Da série «Novas peças de teatro dos Meiji-za» (Meiji-za shinkyōgen)
Gravura sobre madeira; tinta e pigmentos sobre papel, 36 x 71,8 cm



Natori Shunsen (1886-1960), Ichikawa Ennosuke no papel de Kakudyū, 1927
Da série «Colecção de retratos de actores por Shunsen» (Shunsen nigao shū)
Gravura sobre madeira; tinta e pigmentos sobre papel, 37,6 x 25,7 cm



Kobayakawa Kiyoshi (1897-1948), Embriagada, 1930
Da série «Estilos modernos de mulheres» (Kindai jiseshō no uchi yon)
Gravura sobre madeira; tinta e pigmentos sobre papel, 45,7 x 29,6 cm



Itō Shinsui (1898-1972), Rapariga arranjando o cabelo, 1921
Gravura sobre madeira; tinta e pigmentos sobre papel, 43 x 26,2 cm



Hashiguchi Goyō (1880-1921), Chuva no vale Yabakei, Kyushu, 1918
Gravura sobre madeira; tinta e pigmentos sobre papel, 37,2 x 50 cm



Kawase Hasui (1883-1957), O grande Portão, Shiba, 1936
Gravura sobre madeira; tinta e pigmentos sobre papel, 32 x 22,7 cm



Uehara Konen (1878-1940), Dōtonbori, Osaka, 1928
Gravura sobre madeira; tinta e pigmentos sobre papel, 36,4 x 24 cm



Ogata Gekkō (1859-1920), Corvo em ramo de ameixeira, 1899
Da série «Doze estampas 'pássaro e flor'»
Gravura sobre madeira; tinta e pigmentos sobre papel, 24 x 31,5 cm

Sem comentários: