Art Déco
O Sintra Museu de Arte Moderna é um espaço de que eu não tenho usufruído tanto quanto poderia. Visitei a Autobiografia de Júlio Pomar e, no ano passado, a mostra Sedução, Cinema e Pintura, durante o intervalo do espectáculo Daqui em diante, da Companhia Olga Roriz. Desde Março que, sempre que lá passava à porta, dizia para comigo que tinha de lá ir - diziam-me que valia bem a pena -, mas foi preciso ler que a mostra de Art Déco terminava hoje para me decidir. Fui lá ontem.
A exposição agrupa objectos da Colecção Berardo, da colecção do Musée des Annés 30, vestuário e adereços do Museu Nacional do Traje e um automóvel do Museu do Caramulo. Ainda algumas peças e imagens do escultor francês Paul Belmondo, pai do conhecido actor de cinema.
Alguns reencontros: uma cadeira Wassily, de Marcel Breuer, a tal que foi a famosa precursora da cadeira Paimio, de Alvar Aalto, que está representado, mesmo ao lado, por uma mesa; o simpático Bugatti, que me recordou uma deliciosa visita de infância ao Caramulo.
A exposição vale, de facto, a visita e afinal vai lá estar ainda até ao final deste mês. É de aproveitar.
Da esquerda para a direita, de cima para baixo:
1. Demetre Chiparus, Tanara, França, 1930s
Bronze e marfim sobre base em mármore, 41 x 66 x 20 cm
Colecção Berardo
2. Longwy, Jarra, França, início 1920s
Faiança vidrada, 29 cm
Colecção Berardo
3. Jean-Michel Frank, Banqueta (parte de um par), França, 1930s
Bronze dourado, estofado a cabedal vermelho, 45 x 50 x 38 cm
Colecção Berardo
4. Evariste Jonchère (1892-1956), Habib Benglia, 1934
Bronze, base em madeira pintada e esculpida, 33 x 17 x 23 cm (ou 64,5 x 23 x 23 cm)
Boulogne-Billancourt, Musée des Années 30
5. Gilbert Poillerat, Portão, França, c. 1935
Aço trabalhado e forjado, 210 x 119,5 cm
Colecção Berardo
6. Schneider, Jarra de vidro, França, 1920
Vidro, 25 cm
Colecção Berardo
7. Alvar Aalto, Mesa auxiliar, Finlândia, 1940s
Freixo, 56,5 x 90 x 90 cm
Colecção Berardo
8. Bruno Zach, Grupo de figuras Messilla Debonaire, França, 1920s
Bronze e marfim sobre base em mármore belga preto e ónix, 154,5 x 185,5 x 52,5 cm
Colecção Berardo
9. Marcel Breuer, Cadeira Wassily, França, c. 1925
Metal tubular cromado e cabedal, 73 x 79 x 71 cm
Colecção Berardo
10. Boch Frères, Jarra, França, 1920s
Faiança e casquinha, 31 x 27 x 12 cm
sobre
Mesa de sala, França, c. 1935
Raiz de nogueira, 61 x 60 cm
Colecção Berardo
11. Baccarat, Frapé, França, 1930s
Cristal com prata, 22,5 cm x Ø 19,7 cm
Colecção Berardo
12. Paul Kiss (atribuído a), Biombo, França, 1920s
Ferro forjado, 231 x 120 cm
Colecção Berardo
13. Pormenor do quarto egípcio de Ismaël de la Serna
14. Paul Belmondo (1898-1982), Jeune fille à la natte, 1938
Bronze
Colecção Jean-Paul Belmondo
15. Acessórios de senhora, 1920s
16. Vestido, c. 1925
Tafetá de seda cor-de-rosa, bordado a vidrilhos prateados e facetados e lantejoulas cor-de-rosa e prateadas
100 x 47 (costas) cm
Lisboa, Museu Nacional do Traje
17. Bugatti 40, 1929
50 HP, 4 cil., 1496 cc, 4500 rpm, 4 veloc., 900 kg, 135 km/h, chassis n. 40 795, 12 válvulas, um veio-de-cames à cabeça, carburador Solex
Caramulo, Museu do Caramulo
18. Vestido, 1925-30
Crepe de seda creme, totalmente bordado a lantejoulas transparentes irisadas cor-de-rosa e pedras facetadas prateadas
100 x 43 (costas) cm
Lisboa, Museu Nacional do Traje
1 comentário:
Ver uma exposição é como voltar a ser criança. É redescobrir o que já se conhece, de um modo ou de outro, mas com os olhos a brilhar como se fosse uma novidade. É este o encanto das crianças: viver em permanente descoberta. Se fôssemos como elas, sem dúvida que não andávamos tão acabrunhados a dizer mal da vida...
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