Colecções (III)


Fronteira, Fevereiro de 2008


Cabeço de Vide (Fronteira), Abril de 2008


Évora, Abril de 2008


Estremoz, Outubro de 2008


Arraiolos, Dezembro de 2008

Bastante coleccionáveis, as placas toponímicas que o ACP colocou, por todo o país, no início do século XX, e cuja descrição se pode ler aqui:

"Estas placas foram colocadas pelo ACP no início do séc. XX nas principais localidades e vias de comunicação de forma a orientar os viajantes do turismo que se desenvolvia, mas também como uma marca de distinção e referência.
Estas placas são constituídas por letras individuais feitas em série e pintadas à mão em quadrados de azulejo que são agrupados formando as palavras pretendidas. No cimo do topónimo é visível a sigla do ACP em letras entrelaçadas."
Encontram-se naquela ou naquelas que eram, à época, as entradas de cada localidade, pelas vias de comunicação principais. Hoje, com o alargamento dos perímetros urbanos, situam-se, frequentemente, no interior das povoações, o que torna a sua caça mais difícil e mais divertida.
Lembro-me, desde sempre, de uma na Amadora, perto da Academia Militar. Quando a procurei, há uns meses, percebi que alguém a tinha caçado primeiro, porque já não estava lá.
Na internet encontram-se algumas, poucas: Arraiolos (outra vez), Cernache, Loulé, Montalvão, Quarteira, Seramena.


Caparide (S. Domingos de Rana, Cascais), Maio de 2008


Queluz de Baixo (Barcarena, Oeiras), Junho de 2008

Nota: Actualizado em Agosto de 2010.

Sem comentários: