O vento e a escola (1)


Figueira e Barros (Avis), Junho de 2011

Foi com Raul Lino que surgiu, em Portugal, a tradição de encimar as escolas com cataventos. Raul Lino foi um dos grandes nomes da arquitectura do Estado Novo, defensor das formas tradicionais e teórico da Casa Portuguesa, à qual não faltavam pombinhas nos beirais e catavento.
Em 1935, o Ministro das Obras Públicas e Comunicações, Duarte Pacheco, encarregou Raul Lino e Rogério de Azevedo, outro nome maior da arquitectura portuguesa da época, de elaborar projectos-tipo de edifícios escolares para o ensino primário. Estes projectos eram regionalizados, adaptados ao clima, às linhas e aos materiais em uso em cada uma das sete regiões delimitadas:

Região A – Algarve
Região B – Alentejo
Região C – Estremadura
Região D – Beira Litoral
Região E – Beira Baixa do Sul
Região F – Beira Baixa do Norte, Beira Alta e Minho
Região G – Trás-os-Montes
Rogério de Azevedo elaborou os projectos relativos às regiões do Norte e Centro do país; Raul Lino executou os projectos para os distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Setúbal, Lisboa, Santarém e Leiria, divididos em três tipos (cada um dando origem a quatro soluções, consoante o número de salas considerado, de uma a quatro): Algarve, Estremadura, Alentejo-Ribatejo:


Tipo Algarve - 1 sala


Tipo Estremadura (cantaria) - 1 sala


Monte Real (Leiria) (imagem encontrada aqui)


Tipo Alentejo-Ribatejo (tijolo) - 1 sala


Figueira e Barros (Avis), Junho de 2011

Foram construídos, no total, 56 edifícios Rogério de Azevedo e 32 edifícios Raul Lino (3 tipo Algarve, 17 tipo Alentejo-Ribatejo e 12 tipo Estremadura). Os cataventos faziam parte dos projectos de Raul Lino, que os detalhou nos desenhos de pormenores de serralharia:



Encontram-se ainda alguns destes cataventos, e respectivas escolas, aqui pelo Alentejo. Além do de Figueira e Barros, apanhei também o de Santo Aleixo:


Santo Aleixo (Monforte), Dezembro de 2012

Em Outubro de 2010, vislumbrei este da estrada, nas imediações de Pedrógão Grande:


Perto de Pedrógão Grande, Outubro de 2010

Outro catavento de Pedrógão Grande, num pormenor de uma fotografia de Agosto de 2008, da autoria de Manuel Celestino, encontrada aqui:



O catavento da escola de Courelas da Amoreirinha (Coruche), num pormenor de uma fotografia de Amílcar Pereira, carregada em Setembro de 2010 e encontrada aqui:



NOTA: Os desenhos de Raul Lino pertencem ao acervo da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian e estão disponíveis aqui. As imagens que reproduzo, assim como boa parte da informação, foram retiradas de uma belíssima obra sobre a História da escola em Portugal, a saber:

BEJA, Filomena; SERRA, Júlia; MACHÁS, Estella; SALDANHA, Isabel (1990). Muitos anos de escolas. Volume I: Edifícios para o ensino infantil e primário até 1941. Lisboa: Ministério da Educação/DGAE.

Sem comentários: