Potsdam-Babelsberg


Potsdam (Alemanha), Agosto de 2007

Aquele fim de tarde em Potsdam não deu para muito mais: lembro-me de termos visitado um complexo de hortas comunitárias e de termos jantado num restaurante italiano, de onde fotografei a Porta de Brandemburgo local, e depressa se fez demasiado escuro para mais. No dia seguinte, partimos rumo a Hamburgo.
Mas ainda haveríamos de voltar a Potsdam, no final da viagem, para um último dia que classifiquei aqui como memorável. E não, não fomos fotografar monumentos nem papar unescos, fomos visitar o parque temático de cinema de Babelsberg.


Babelsberg (Potsdam, Alemanha), Agosto de 2007

Como se pode perceber pelo site oficial, o Filmpark Babelsberg é mais um espaço de entretenimento familiar garantido: estátuas de heróis da sétima arte e do cinema de animação, visitas a sets de filmagens e informações sobre making of, sessões 4D, show de duplos ao estilo MadMax, percursos variados por zonas temáticas -- isto do que eu me lembro.


Maria, de Metropolis, de Fritz Lang (1927)


Cenário da História do Pequeno Muck (1953)






Espectáculo de duplos, com muita acção, fogo e velocidade

Gostei, particularmente, dos sets do cinema de animação dos tempos da RDA e do meu primeiro contacto com o Sandmännchen.





Mal sabia eu que o homenzinho do saco de areia viria a ser uma referência incontornável da minha vida doméstica durante uns bons dois anos, a par com o Schnappi das kleine Krokodil, o Pigloo, o Knut e o Kikaninchen, isto para me ficar pela vertente germanófona.


Unser Sandmännchen

Mas, para mim, o mais interessante foi poder visitar o vizinho Estúdio de Babelsberg, o mais antigo dos grandes estúdios de cinema do mundo, fundado em 1912. Aí têm sido filmados grandes títulos da sétima arte, como se pode verificar por esta selecção. O site oficial é bastante informativo e fornece, ainda, um mapa das instalações.
O Filmpark Babelsberg oferecia (vendia, creio-o bem) visitas guiadas ao estúdio, com a total proibição de efectuar qualquer registo visual. Assim, resta-me, além da memória, uma foto da maqueta da famosa Berliner Straße e uma imagem tirada de longe, que deixa ver o início da rua, e, sobretudo, as respectivas traseiras.





De qualquer forma, poder passear nas ruas por onde passaram o Professor Immanuel Rath e a sua Lola Lola, o Pianista de Adrien Brody e, mais tarde, o próprio Brad Pitt, é emoção que chegue para tornar aquela visita memorável. Para um de nós, ainda nos seus muito verdes anos, foi o suficiente para lhe reorientar a futura carreira profissional (e manter, ainda hoje, em aberto a possibilidade de vir um dia a trabalhar em Babelsberg).

Sem comentários: