Papa-unescos (II)


Potsdam (Alemanha), Agosto de 2007

Colecções tenho muitas, tempo para me dedicar a todas, é que nem por isso. Assim, algumas vão sofrendo pausas, mais ou menos prolongadas, enquanto arranjo tempo para me organizar, ou para as organizar a elas. Ou, confesso, porque um novo interesse se interpôs no caminho.
A minha colecção de património classificado pela UNESCO está bem e cresceu bastante, desde a última vez que por aqui passou. À época, tinha como projecto listar os sítios de que já tinha falado, com ligação para a respectiva entrada. Porém, em pouco tempo esta ideia se mostrou inviável, na medida em que eu não conseguia dar conta do fluxo de informação, imagens e vontades com que tenho permanentemente de lidar.
O novo projecto consiste, assim, em retomar a lista, por ordem alfabética de países (em português), e mostrar e falar dos sítios por onde andei. Vamos ver se, desta maneira, consigo fazer a colecção crescer mais depressa (e por quanto tempo).

(33) Palácios e parques de Potsdam e Berlim (Alemanha)

Comecemos, então, pela Alemanha, de que ainda só tinha falado da Ilha dos Museus, em Berlim (o número 1, aqui). Nada de novo, na segunda vez na capital: como a companhia era diferente, acabei outra vez no Pergamon. Não me queixo, que este museu é bem bonito, mas ainda lá hei-de voltar para dar uma oportunidade aos outros.
Antes de deixarmos a capital, demos um pulo de fim de tarde a Potsdam, onde nos passeámos, no Parque de Sanssouci, pelo exterior dos palácios, já depois da hora de encerramento ao público. Nas imagens, algumas vistas do Novo Palácio (das Neue Palais). As duas últimas, das alas de serviço (die Communs), a fazerem lembrar a entrada da minha cozinha.







Sem comentários: