Papa-unescos (VI)


Hamburgo (Alemanha), Agosto de 2007

É tal e qual como eu dizia há tempos, não falha: fico sossegadinha, sem mexer uma palha, e eles caem-me no colo. Esta semana, sem mais nem menos, entraram mais dois para a minha colecção. Para não quebrar a regra alfabética, voltemos à Alemanha, que o outro virá a seu tempo.
E, pois bem, a juntar à (1) Ilha dos Museus, em Berlim, aos (33) palácios e parques de Potsdam e Berlim e à (34) Cidade Hanseática de Lübeck, chegou, no passado dia 5, este:



(37) Speicherstadt, Kontorhausviertel e Chilehaus, Hamburgo (Alemanha)



Esta designação refere-se, literalmente, aos bairros dos armazéns e dos escritórios, na zona do porto de Hamburgo. Ora eu, que adoro portos e adoro Hamburgo, tinha de lá ter estado. Da casa Chile, não guardo memória fotográfica, agora dos armazéns, sim, que não passam despercebidos. Para dizer a verdade, a exploração da zona portuária de Hamburgo, fi-la toda em Agosto de 2007; no Verão passado, a chuva já não permitiu grandes aventuras.
Pois bem, é lindo, o porto de Hamburgo: grande, imponente, fascinante e caótico, cheio de gruas e contentores, de navios que chegam e partem, e de outros que já não saem dali e se deixam consumir pela ferrugem, como todos os grandes portos são e devem ser. Mas não foi isso que a UNESCO classificou (e que eu ainda um dia hei-de mostrar), e, sim, o maior bairro de armazéns do mundo, construído entre 1883 e 1927.
Deixo aqui alguns registos fotográficos, com a qualidade possível (má), tirados por entre canais e pontes:











E duas vistas da torre da Igreja de São Nicolau:



Sem comentários: