Hamburger Hafen


Hamburgo (Alemanha), Agosto de 2007

Como o prometido é devido, aqui ficam algumas memórias do porto de Hamburgo.



Em Agosto de 2007, com o tempo de acordo, passeámos imenso pela cidade: em solo firme e sobre a água, por ruas, bairros, museus, lagos e canais, pouco nos escapou. O porto, enorme que é, explorámo-lo por diversas vezes, sob diferentes ângulos.



É o maior porto da Alemanha e o segundo mais movimentado da Europa, depois do de Roterdão. Estende-se por uma área de 73,99 km², por entre os muitos braços do rio Elba e as suas numerosas ilhas e penínsulas.





Começámos, como não podia deixar de ser, pelo cais de St. Pauli (St. Pauli Landungsbrücken), de onde, num dia, atravessámos o túnel do Elba, para a margem sul, que depois explorámos a pé; noutro dia, foi de lá que apanhámos o ferry da HADAG, até Finkenwerder:







A viagem de barco permitiu-nos uma visão mais alargada do porto, e mesmo da fábrica da Airbus, onde estavam a ser feitos os acabamentos do maior avião comercial do mundo, o A380, que começaria os seus voos comerciais nesse mesmo ano:



Mas ainda voltámos ao porto, num final de tarde, para o ver sob outra luz e para levarmos uma amiga alemã a provar as especialidades gastronómicas lusas servidas num restaurante português chamado... "Galego":





Sem comentários: