CRONO


Lisboa, Junho de 2018

Depois de tantas vezes lá passar, um dia havia de ser. Aproveitei um sábado, com pouco trânsito automóvel e humano, para poder apanhar tudo com calma. O pior é que aquela que já chegou a ser considerada uma das dez melhores obras de arte urbana do mundo encontra-se, oito anos depois, bastante degradada.





Em Maio de 2010, num edifício abandonado, na esquina da Avenida Fontes Pereira de Melo com a Rua Andrade Corvo, Otávio e Gustavo Pandolfo, a dupla de irmãos brasileiros conhecida como Os Gêmeos, e o italiano Blu trabalharam juntos na criação de um mural em que o rei do petróleo sorve o mundo por uma palhinha (espetada na América do Sul), enquanto um miúdo mascarado (ostentando a afirmação "I ❤️ vandalismo") se prepara para o atingir com a sua fisga humana. A figura do magnata é da autoria de Blu, Os Gêmeos criaram o jovem vândalo.





Este grande mural fez parte da primeira fase do Projecto CRONO, que contou igualmente, no edifício ao lado, com um mural do espanhol SAM3, intitulado "La noche":





A segunda fase do projecto, em Outubro, contou aqui com mais duas participações: um mural de Lucy McLauchlan (Reino Unido):



E outro de Erica Il Cane (Itália), com um enorme lagarto:



Desde então, os murais foram-se degradando e foram sendo vandalizados, até desaparecerem as suas secções inferiores. O mural de Lucy McLauchlan perdeu, inclusivamente, um pormenor pela sobreposição de um gato sorridente, da autoria do franco-suíço Monsieur Chat (Thoma Vuille). Um outro gato do mesmo artista tinha já passado por aqui.



Actualmente, o quarteirão está assim:



Imagens das quatro fases do Projecto CRONO: 1, 2, 3, 4.

Sem comentários: