Amadora BD 2020




Amadora, Setembro de 2020

Num ano atípico, também o Festival Amadora BD viu a sua programação ser adaptada e incluir "um conjunto de sessões para transmissão nos canais digitais, nomeadamente conversas com autores de banda desenhada e sessões de lançamento de livros. Paralelamente, (...) duas exposições para a Bedeteca da cidade, com inauguração a partir do dia 22 de Outubro, e o lançamento de um filme documental sobre os 30 anos do Festival".
Foi neste âmbito que "a Câmara Municipal da Amadora e o Amadora BD desafiaram 6 autores portugueses de banda desenhada para ilustrar uma campanha de sensibilização contra o Covid-19, na Amadora. André Carrilho, Nuno Saraiva, Luís Louro, José Ruy, Joana Afonso e Marta Teives foram os autores portugueses convidados a criar ilustrações originais para vários outdoors espalhados pelo concelho, baseadas nas recomendações da DGS. Esta iniciativa pretende reforçar a saúde pública, a constante sensibilização da comunidade local e a presença da banda desenhada nos espaços públicos do Município da Amadora".
Na Rua Elias Garcia, no Bairro do Bosque, encontrei o trabalho do Mestre José Ruy, que recorre às emblemáticas personagens de António Cardoso Lopes Júnior -- Zé Pacóvio e Grilinho --, para exemplificar a etiqueta respiratória.



Sem comentários: