Chafariz da Vila


Óbidos, Julho de 2019

O Chafariz da Praça de Santa Maria foi mandado construir em 1574, pela Rainha D. Catarina de Áustria, esposa de D. João III. Surgiu integrado na grande reforma urbanística operada na vila, a partir da primeira metade do século XVI.







Do projecto fez igualmente parte o Aqueduto da Usseira. Repartido em três troços, corre ao longo de 6 km, no sentido Sul/Norte; os primeiros 3 km, por canalização subterrânea, da nascente, na Usseira, até ao Vale dos Arcos; 2,5 km sobre arcaria em alvenaria de pedra, levantada sobre o Vale dos Arcos, até à Porta do Vale, na muralha de Óbidos; daqui, de novo por canalização subterrânea, sob a Rua Direita, até ao chafariz da Praça. Originalmente, o aqueduto alimentava dois chafarizes: o da Mãe de Água, junto à Porta da Vila (destruído já no século XX) e o da Praça de Santa Maria.
Foi iniciado em 1573, e a Rainha custeou integralmente a sua construção, recebendo em troca a Várzea, que passou a ser conhecida como Várzea da Rainha.
Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 1962.







Por outro lado, estas duas construções encontram-se abrangidas pela protecção do Núcleo urbano da vila de Óbidos, classificado como Monumento Nacional, em 1951.

Sem comentários: