Doll faces


Angra do Heroísmo (Terceira, Açores), Agosto de 2019

Ao fundo da Rua Direita, junto ao Pátio da Alfândega, a fachada principal da antiga Pensão Lisboa tem sido usada como suporte de diversas instalações de artes visuais, enriquecendo assim uma zona nobre da cidade. Quando lá passei, exibia uma homenagem ao artista expressionista figurativo Enrique Valero.









Filho de pais espanhóis, Enrique Valero nasceu em 1933, em Alcácer Quibir, Marrocos, onde passou os primeiros anos da sua juventude. Estudou Enfermagem e Belas Artes e viveu de forma itinerante entre Rota, Madrid, Roma, Paris (onde expôs com Picasso), Gran Canaria e Lanzarote, antes de se radicar, durante cerca de 25 anos, na Ilha Terceira, até 1989. Em Angra do Heroísmo, trabalhou como professor de Belas Artes, restaurador de património, pintor e escultor, tendo dinamizado um importante pólo artístico de que beneficiaram diversos jovens criadores. Posteriormente, residiu e teve atelier em Madrid, onde faleceu, no dia 11 de Outubro de 2020, aos 86 anos.



De 11 de Dezembro de 1998 a 9 de Janeiro de 1999, o Instituto Açoriano de Cultura patrocinou uma exposição retrospectiva da obra de Enrique Valero, na sala de exposições do Palácio dos Capitães Generais, em Angra do Heroísmo. Em Dezembro de 2012, a Câmara Municipal inaugurou, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, a sua exposição intitulada "Solo Para Tus Ojos".



Em 2019, várias reproduções das obras de Enrique Valero habitavam as portas e janelas do edifício, onde, em 2010, estivera já uma exposição de fotografia do terceirense Hugo Machado (n. 1980), assim registada pelo Google Street View:

Sem comentários: