Conviver na Arte 2021






Portalegre, 14 de Maio de 2021

Após um ano de interregno forçado, a residência artística de artes performativas e visuais regressou a Portalegre, de 11 a 19 de Maio de 2021, sob o tema "Conviver na Arte - Movimento. Imagem. Som". No domínio da imagem, a residência enquadrou dois eventos: o primeiro, um mural de homenagem a José Régio, realizado pela dupla Draw & Contra, no âmbito do Projecto Ruído, cuja elaboração fui seguindo, desde terça-feira, e que ficou pronto hoje. "O Projecto Ruído é o entrelaçar do universo monocromático, figurativo e profundamente humano de Draw com as texturas coloridas, abstractas e geométricas de Contra."


12 de Maio de 2021




11 de Maio de 2021

O segundo, um entrelaçado de retratos de portalegrenses, numa janela do Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre (CAEP), por Elena Urbina, artista natural de Logroño (Espanha) que reside em Lisboa há vários anos. Navegando entre as artes plásticas e visuais, o retrato é uma das suas paixões: "Desenho sem levantar o marcador da superfície porque a vida é assim mesmo, um jogo de erros cujo próprio percurso faz o mapa, que não havia à entrada. Não se pode desfazer o caminho percorrido, mas pode-se iniciar um outro diferente".








14 de Maio de 2021

Sobre o evento, lê-se na página da CMP: "Organizada pelo Município de Portalegre com a parceria da Fundación Antonio Gala e da Universidade de Salamanca, tem como objectivo estimular o panorama cultural de zonas transfronteiriças, promovendo o intercâmbio de culturas e expressões artísticas em contexto de residência, potenciando sinergias e criando pontes entre os artistas, a cidade, a comunidade e o património.
Durante a residência será estimulada a aproximação e o diálogo entre criadores através de actividades colectivas tais como tutorias, laboratórios de criação, conversas abertas, masterclasses, entre outras. Aqui, artistas/criadores portugueses e espanhóis, seleccionados mediante convocatória, desenvolverão projectos individuais e colectivos nas áreas da dança, performance, novo circo, fotografia, vídeo, instalação, interactividade, música, sonoplastia e outras expressões artísticas.
Como conclusão do projecto, o colectivo de artistas fará uma apresentação, que devido à situação pandémica não poderá ser pública, gravada em vídeo que será divulgada posteriormente, expondo o resultado do envolvimento entre as diferentes disciplinas artísticas.
"Conviver na Arte - Movimento. Imagem. Som" é um projecto financiado pelo FEDER, através do programa INTERREG V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020, enquadrando-se no Projecto 1234_REDES_CON".

Sem comentários: