Boa viagem


Portalegre, Março de 2022

Painel de mosaico de vidro, da autoria de João Tavares (assinado J. T.), na fachada da antiga Garagem Alto Alentejo, à entrada da cidade.



A Garagem Alto Alentejo, uma das mais importantes empresas do sector automóvel, prestigiada, reconhecida e premiada a nível nacional, foi fundada, em 1958, por Abel Domingos, empresário e grande entusiasta do automobilismo. Foi uma empresa muito à frente do seu tempo, com sede própria, em imponente edifício construído de raiz, onde sobressai o grande painel de mosaico de vidro da COVINA.
O autor do painel foi João Tavares, pintor e aguarelista, professor de Desenho no Liceu de Portalegre, que se destacou como cartonista das Tapeçarias de Portalegre, de que foi um dos grandes impulsionadores, juntamente com Guy Fino. O seu primeiro cartão foi "Diana", que deu origem à primeira tapeçaria, em 1946.



Entre as décadas de 1950 e 1960, os painéis de mosaicos de vidro da COVINA foram muito utilizados para embelezamento artístico de fachadas em edifícios modernos. Pode ser visto, aqui, um conjunto de seis belíssimos exemplares que decoram três imóveis na Avenida dos Estados Unidos da América, em Lisboa.

Homenagem (76)














Cidade do México (México), Outubro de 2006

Fotos e detalhes de fotos de Nuno Fadigas.

Vistas empoeiradas






Portalegre, Março de 2022

Poeiras do Saara trazidas pela tempestade Célia: uma evolução cromática, ao longo de dois dias.

Fonte dos Amores (2)




Barca da Amieira (Amieira do Tejo, Nisa), Junho de 2021

Diz aqui que é uma "fonte de xisto incorporada no solo, com alguns degraus que conduzem à bica. Conta-se que outrora servia de ponto de encontro de casais apaixonados. Hoje está localizada num local privilegiado pelo contacto com a natureza". Fica, exactamente, à entrada (ou à saída, como foi o nosso caso) do Trilho da Barca da Amieira.

Igreja Paroquial de São Brás






Amadora, Julho de 2021

Após mais de três décadas de espera, a Igreja Paroquial de São Brás foi, finalmente, construída, em terreno cedido pela Câmara Municipal, junto à Urbanização de Vila Chã. O projecto, da autoria da empresa Stucco, foi apresentado em Fevereiro de 2010 e a construção começou em 2016. Em Outubro de 2019, a Igreja foi dedicada, numa celebração presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.


Dezembro de 2021

O edifício divide-se em três secções principais -- templo, sacristia e torre sineira, e foi concebido como meio prisma semicircular com um desenvolvimento de cerca de 50 m.










Março de 2022

Viagens do meu irmão\Teotihuacán 2006




Teotihuacán de Arista (México), Outubro de 2006

Segundo a Wikipédia, Teotihuacán foi um centro urbano da Meso-América pré-colombiana localizado na Bacia do México, 48 quilómetros a nordeste da actual Cidade do México. É hoje conhecido como o local de muitas das pirâmides meso-americanas arquitectonicamente mais significativas construídas na América pré-colombiana. Todavia, além dos edifícios piramidais, Teotihuacán também é antropologicamente significativo pelos seus complexos residenciais multifamiliares, pela Avenida dos Mortos e pelos seus vibrantes murais, que foram excepcionalmente bem preservados. O local abrange uma área total de 83 quilómetros quadrados e é o sítio arqueológico mais visitado do México.





A história inicial de Teotihuacán é bastante misteriosa e a origem dos seus fundadores é incerta. Por volta de 300 a.C., as pessoas da região central e sudeste da Meso-América começaram a reunir-se em assentamentos maiores. Teotihuacán foi o maior centro urbano da Meso-América até os astecas fundarem Tenochtitlán (actual Cidade do México), quase 1000 anos depois. O apogeu da cidade teve lugar durante o Período Clássico (séculos III-VII d.C.). Nessa fase, a cidade foi um importante núcleo comercial e político, com uma superfície de quase 21 km² e uma população de 100 mil a 200 mil habitantes. Porém, na época dos astecas, a cidade estava já em ruínas.
Entre os monumentos mais importantes do complexo, contam-se: a Pirâmide do Sol, a Pirâmide da Lua, a Avenida dos Mortos, a Cidadela, o Templo de Quetzalcóatl, o Palácio de Quetzalpapálotl e o Palácio dos Jaguares.









A Cidade Pré-Hispânica de Teotihuacán foi inscrita, em 1987, na lista de Património Mundial da UNESCO.
Fotos e detalhes de fotos de Nuno Fadigas.

Clandestinos (3)


Amadora, Fevereiro de 2017


Em movimento por Lisboa, Setembro de 2017


Estoril (Cascais), Dezembro de 2011

Afinal, tinha também retido este Dalaiama, mas já nem me lembrava.

Homenagem (75)










Łódź (Polónia), Setembro de 2006

Três monumentos de homenagem que encontrei em Łódź, respectivamente:
- da autoria de Gustaw Zemła, o monumento ao Decálogo, ilustrando Moisés a segurar as tábuas da Lei, construído junto ao lugar onde ficava a grande Sinagoga, destruída pelos ocupantes alemães, em 1939;
- da autoria de Mieczysław Lubelski, o monumento de homenagem a Tadeusz Kościuszko, revolucionário e herói nacional na Polónia, Lituânia, Bielorrússia e Estados Unidos da América, que lutou em várias batalhas pela autonomia da República das Duas Nações (Polónia e Lituânia) contra a Rússia e a Prússia, tendo, nomeadamente, liderado a Revolta de 1794, e que participou também na Guerra de Independência dos Estados Unidos, como coronel no Exército Continental, ao lado de George Washington;
- a estrela, no Passeio da Fama de Łódź, dedicada à actriz Pola Negri, diva do cinema mudo, na Europa e em Hollywood.

ACP #163 a #166


Carvalhal da Louça (Seia), Fevereiro de 2017


Carvalhal da Louça (Seia), Janeiro de 2022


Casal Sancho (Nelas), Fevereiro de 2017


Torredeita (Viseu), Dezembro de 2021

Nova colaboração da colega Graça Regueiras, a quem muito agradeço: quatro letreiros novos, genuínos, e ainda uma adaptação algo artística.


Torroselo (Seia), Janeiro de 2022

Vistas recentes (2)






Portalegre, Fevereiro de 2022


Março de 2022