Fonte do Cabo
Ericeira (Mafra), Julho de 2017
A Fonte do Cabo data de 1457, mas foi totalmente reconstruída em 1829 e recebeu alguns melhoramentos no final do século XX. Originalmente, estava voltada para poente, tendo sido colocada na posição atual, para norte, na altura da sua reconstrução, no século XIX.
No princípio do século passado, esta fonte encontrava-se isolada na margem sul do Rio dos Fundos, que corria a céu aberto, longe do centro da povoação, no seu extremo ou cabo, de onde lhe vem o nome pelo qual é conhecida desde o século XV. Hoje, está rodeada de prédios de habitação, na zona mais recente da vila.
Durante o século XX, as águas desta fonte foram de importância vital para a população da Ericeira, especialmente para a zona sul, tanto para pobres como para os mais abastados. Até à década de 1970, a fonte funcionou como lavadouro público, como ilustram as seguintes fotografias, encontradas no perfil da comunidade "Ericeira antiga":
Trata-se de uma fonte de espaldar, encimada por uma ornamentação de volutas e frontão curvo com um medalhão de estrela de oito pontas no topo. Possui um tanque de cantaria para onde jorram duas bicas de pedra. Na parte traseira, existe um túnel, com cerca de 100 metros de comprimento, que conduz à nascente.
Mais informação aqui, aqui e aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário