Castelo de Campo Maior (2)


Campo Maior, Maio de 2022

O Castelo de Campo Maior, que já mostrei algumas vezes (aqui, aqui e aqui), esperava uma melhor oportunidade, quando o pudesse explorar com mais atenção.
Em 2016, teve início uma campanha de reabilitação do Castelo e da sua Fortificação Abaluartada, assim como a criação do respectivo Centro Interpretativo. Em Janeiro desse mesmo ano, foi publicado, no Diário da República, o Anúncio n.º 14/2016, relativo à abertura do procedimento de ampliação da classificação e redenominação do Castelo de Campo Maior, de forma a abranger o castelo e as fortificações medievais e modernas.
A requalificação da Fortificação de Campo Maior foi inaugurada no dia 17 de Julho de 2021, e foi assim que consegui explorar todo o redor do castelo e as fortificações, que antes não eram visitáveis, assim como o Centro Interpretativo. Tirei muitas fotografias, mas, de momento, ficam aqui as do Castelo.







No sítio oficial, encontra-se a seguinte informação: "Situado na parte mais alta da vila, a sul, o Castelo de Campo Maior oferece ao visitante uma perspectiva privilegiada da vila e da paisagem envolvente.
O castelo de Campo Maior, com eventual fundação islâmica, foi reconstruído durante o reinado de D. Dinis, permanecendo praticamente inalterado até aos séculos XV / XVI. Nesta época, nos reinados de D. João II e D. Manuel, o castelo sofreu importantes alterações, devido às obras de ampliação e remodelação.
A muralha que circundava a vila no início do século XVI começava junto ao castelo e estendia-se até à Porta de Santa Maria, hoje designada Porta da Vila".











Sem comentários: