Looking for Rita


Benfica, Lisboa, Dezembro de 2022

Também no Palácio Baldaya, uma composição de azulejos, da autoria do Estúdio Pedrita, realizada em 2022.

Com base na aguarela intitulada "Rita Hayworth 01 39.jpg", da exposição "Looking for Rita", e desenvolvido com a fábrica Viúva Lamego, numa edição limitada de 10 + 5 AP, com a galeria Underdogs, este é um painel exploratório de técnicas manuais semi-industrializadas que permitiram a reinterpretação e reprodução de alguns desenhos de azulejos e processos utilizados pela indústria, a partir de desenhos da azulejaria manual tradicional. Uma das APs integra o circuito de arte pública do GAU, curado pela galeria Underdogs, e pode ser visitado no Palácio Baldaya, em Benfica.
Esta intervenção do Estúdio Pedrita é uma continuação do projecto "Looking for Rita", que teve início, em Novembro de 2021, com uma exposição com o mesmo nome, no espaço Cápsula da Underdogs. A exposição apresentava doze estudos em aguarela para painéis de azulejo, compondo retratos da icónica actriz Rita Hayworth. Estes estudos foram depois materializados numa Dream Edition, intitulada "Rita Hayworth". A instalação de arte pública que pode ser vista no Palácio Baldaya é uma das Provas de Artista desta mesma edição.
Com o projecto "Looking for Rita", o Estúdio Pedrita explora a manipulação das aparências e a fabricação de imagens, intimamente ligada à metamorfose dos grandes ícones de Hollywood. Neste caso, utilizando a construção de Rita Hayworth, nascida Margarita Carmen Cansino, que foi transformada, de bailarina morena que interpretava papéis de latina, em musa flamejante da América dos anos 40. Uma mutação espelhada na realidade do material mais utilizado pelo estúdio nas suas obras artísticas: o azulejo, um produto ajustado à indústria e idealizado para o consumo de massas e para agradar a um gosto comum.

Sem comentários: