Calatroia's Fest 2024



Um festival de músicas do mundo que é uma sopa de culturas, bem saborosa. Dias 1 e 2 de Março, no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre.
Abaixo, imagens das actuações de Galandum Galundaina (Miranda do Douro, Portugal) e Al-Caravan (Marrocos).


Portalegre, Março de 2024

Galandum Galundaina faz parte da genealogia de uma região com um património cultural único, onde a música de raiz tradicional se funde com a língua mirandesa, dando origem a um universo musical singular. O cancioneiro tradicional mirandês está na base do grupo, que com os seus instrumentos recria temas, explorando ritmos, dinâmicas e harmonizações dotadas de contemporaneidade, sem esquecer a memória, não tão distante, do isolamento geográfico e cultural que foi forjando as características identitárias da Terra de Miranda.










Os Al-Caravan são um grupo especializado na música e folclore do Magreb, assim como na música e danças tradicionais da Andaluzia, o folclore egípcio, a mágica Dança do Ventre, a Dança dos Véus e a Dança Ritual do Fogo Sagrado. Os seus elementos são músicos multi-instrumentistas (vozes, derbuka, gaita árabe, mizmar, flauta árabe e violino, buzuqui, pandeiros, pandeiretas, t’abal, tambores e charachas), fazendo-se acompanhar de bailarinas de Dança Arábico-Andaluz e de Folclore Egípcio.







Sem comentários: