CowParade Copenhagen 2007


Uma das vantagens de não prepararmos convenientemente as viagens é sermos frequentemente surpreendidos. A primeira surgiu-me num domingo cinzento, encarrapitada em cima da entrada da estação de Nørreport. Depois, fui recebida por duas ao entrar no Tivoli, e passei a estar atenta. E começaram a aparecer de todos os lados. No total, encontrei 16, sem procurar muito. Também é verdade que as organizações as colocam, geralmente, nos locais públicos mais frequentados, de forma a não passarem despercebidas. E não passam.
Em Copenhaga, como em Lisboa, as vacas despoletam situações engraçadas, atraem disparos amadores e a curiosidade das crianças. Emocionou-me a menina em cadeira de rodas a acariciar uma Patchwork Cow (na 3ª imagem), tive de disputar com quatro crianças o espaço para fotografar a Ø-Ko (a Vaca Ilha da 7ª imagem) e conheci a orgulhosa irmã da menina que concebeu a Hot-Cow (a 9ª), a mais jovem artista desta parada, com apenas 13 anos. Como em todas as cidades, algum vandalismo, aqui atenuado pela quantidade de vacas colocadas em locais elevados: encontrei três em cima de entradas de estações e uma suspensa sobre o início da Strøget (Frederiksberggade), uma rua comercial pedestre muito movimentada.
Divertiram-me particularmente Den lille Havko (a 5ª), a vaca decapitada em homenagem à Pequena Sereia, o monumento mais vandalizado da Dinamarca, e a CowDamm (a 14ª), a vaca-instalação, no jardim de Inverno da Ny Carlsberg Glyptotek, o museu (de arte) da (Fundação) Carlsberg (onde eu pensava que ia beber cerveja, vejam só aonde chega a ignorância e a falta de preparação).
Foram mais alguns momentos divertidos, patrocinados pela CowParade. Só que agora já não sei se sou eu que as caço, se são elas que me perseguem.
Quem as quiser ver, que se despache, que elas já só por lá andam até ao próximo dia 31.

1 comentário:

Susana Rodrigues disse...

E em Castelo de Vide está a "Tree Parade" :)