St. Patrick's parade

Olá, Prof. Teresa!
Voltando um pouco atrás no tempo, recordo a manhã de 17 de Março. Partimos cedo para Dublin, de autocarro, numa viagem que durou perto de 2h, pelo que, ainda não eram bem 11h00, já dávamos nós os primeiros passos pelas ruas de Dublin. Durante a viagem, ao olhar para uma tabuleta indicativa da distância entre as duas cidades, lembro-me de a ter achado muito pequena, mas depois lá me lembrei de onde estava e converti a distância em quilómetros, pois depressa constatei que só podia estar em milhas. A distância entre as duas cidades é de 104 milhas, mas não vou fazer a conversão em quilómetros, apenas deixo a indicação aos mais curiosos que possam ler o texto de que o factor de conversão é de 1.6. As contas não são difíceis de fazer!!
Quando chegámos, o motorista deixou-nos na Parnell Street, a 5 minutos de distância da O'Connell Street, uma larga artéria onde decorreu a parada e onde nós assistimos ao desfile de St. Patrick. O desfile tinha todas as condições para ser um sucesso. Ao contrário do habitual, o dia apresentava-se radioso, o que me deixou agradavelmente surpreendido... e a pensar nas fotografias que podia tirar! Foi muito colorido, principalmente em tons de verde (a cor dominante), branco e laranja, as cores nacionais da Irlanda. No total, éramos 22 estudantes, encabeçados pela sempre bem-disposta armada holandesa, seguida de perto pela numerosa falange belga e, depois, as minorias: uma espanhola, dois gregos e eu, representando as cores nacionais.
No entanto, devo referir que os irlandeses pecam um pouco pela falta de vivacidade tão característica do povo brasileiro e do seu Carnaval. Julgo que isso se deve, em grande medida, ao facto de se tratar de culturas muito distintas uma da outra, do clima tropical brasileiro, que elimina a necessidade de tanta roupa, o que, por sua vez, dá muito mais liberdade de movimentos... A própria música, no caso irlandês, não puxa tanto pela vertente lúdica, pois inclui muitas músicas características de marchas, que, apesar de serem muito interessantes, não conferem o ritmo mais desejado ao desfile. Adorei especialmente as gaitas de foles escocesas, com o seu trautear hipnótico, que num mero piscar de olhos nos parecem transportar a eras distantes. Reparei igualmente que a parada se tem tornado mais internacional nos últimos anos, existindo pequenas secções provenientes de diversos países, das quais destaco as dos EUA e as da Alemanha.
O desfile durou perto de 2h, mas devo referir uma situação engraçada (ou não tão engraçada, depende do ponto de vista), ocorrida durante a parada. Por andar sempre a tentar tirar as melhores fotos, pois a multidão entupia literalmente as ruas e era muito difícil encontrar um local elevado para tirar uma boa foto, acabei por me perder do resto do grupo... Ainda tentei, no meu desespero, subir a um poste, mas fui rapidamente desencorajado por um dos seguranças, que depressa me deu ordem de descida! Deste modo, acabou por ser de forma natural que me perdi durante cerca de duas horas do resto do grupo (mas depois soube que alguns também se tinham separado).
Durante esse tempo, enquanto os procurava, localizei algumas das principais atracções turísticas de Dublin. De entre as que encontrei, destaco: Dublin Castle (onde têm lugar reuniões ao mais alto nível da UE), Dublin Writers Museum (que posteriormente, numa outra ida a Dublin, visitei e, apesar de ter gostado, confesso que me desiludiu um pouco, até pelo preço praticado, 6.5€ - paguei 4.5€ por ser estudante, mas, mesmo assim, achei muito caro), Trinity College (onde se encontra o muito conhecido Book of Kells), National Wax Museum, as pontes sobre o rio Laffey, que atravessa transversalmente Dublin, the St. Patrick's Cathedral and the Christ Church cathedral (onde os sinos nunca se calaram enquanto lá estive), entre outros.
Para grande pena minha, não consegui localizar a fábrica onde se produzem as mundialmente consagradas Guinness!! Mesmo apesar de já ter voltado a Dublin, ainda não consegui satisfazer esse desejo, mas como ainda vou permanecer na Irlanda durante mais seis semanas, vou ver se ainda o satisfaço... Vale bem a pena o esforço... especialmente desde que encontrei um autocarro a fazer o trajecto Belfast/Dublin por 8£, ida e volta! (-:
Saudações Irlandesas,
Pedro Bicho


Foto de grupo tirada em Dublin, antes da parada. Dá para ver alguns dos estudantes Erasmus de verde. A rua por detrás é a O'Connell Street, uma das mais importantes de Dublin, e foi onde terminou a parada realizada a 17 de Março.
Texto e foto de Pedro Bicho

Sem comentários: