Papa-unescos (III)


Holstentor, Lübeck (Alemanha), Agosto de 2007

(34) Cidade Hanseática de Lübeck (Alemanha)

No caminho de Hamburgo para a Dinamarca, fizemos uma curta paragem em Lübeck, ou Lubeca, na sua forma portuguesa. É uma cidade independente (kreisfreie Großstadt), do norte da Alemanha, localizada no estado de Schleswig-Holstein. É atravessada pelo rio Trave, possui um dos maiores portos da Alemanha e fez parte da Liga Hanseática, de quem lhe chamavam Rainha.
Quase tudo isto, aprendi-o na Internet, que da tal curta paragem retenho, em particular, o tempo cinzento, a chuva miudinha, a pastelaria onde tomámos o pequeno-almoço, a bela praça central da cidade antiga, a loja do museu das marionetas e o pequeno passeio em busca de imagens para mais tarde recordar.







A Câmara Municipal (Lübecker Rathaus), com a Igreja de Santa Maria (Marienkirche) a espreitar por trás, no seu estilo gótico báltico, ou gótico de tijolos (Backsteingotik):



Lübeck é também conhecida como a Mãe do Gótico de Tijolos, que tem como icónico exemplar o Holstentor (ou Porta de Holstein), ex-libris da cidade, que aqui podemos ver do lado de dentro:



Mais algumas vistas da cidade e do rio:







Aqui, os armazéns de sal (Salzspeicher), junto ao rio, também em tijolo, mas ao estilo renascentista e barroco:



Sem comentários: