Papa-unescos (V)


Hvar (Croácia), Julho de 2005

(36) Planície de Stari Grad (Hvar, Croácia)

Este foi mais um dos tais casos: quando resolvemos tirar um dia para ir passear para a ilha de Hvar, não pretendíamos caçar unescos, mas tão-só aproveitar a viagem de barco para fugir ao calor e ver coisas novas, como aqui expliquei. Mas também é verdade que sabíamos que a revista Traveller a tinha considerado, em 1997, uma das dez ilhas mais bonitas do mundo. Pois, a UNESCO percebeu o mesmo em 2008.



Lembro-me pouco da tal excursão (já lá vão quase 10 anos): apanhámos o barco de Split até à capital homónima da ilha de Hvar, onde passeámos (pouco) e nos banhámos (muito). Quando nos cansámos desta boa vida, tomámos o autocarro para o outro lado da ilha, para conhecer Stari Grad (acho que a promessa de uma praia de areia ajudou a convencer-nos).





Não tirei fotos do autocarro, mas recordo bem os caminhos por entre a tal paisagem que seduziu a UNESCO: vinhas e olivais geometricamente delimitados por (muito) antigos muros de pedra e uma vista fantástica para o Adriático.
A tal praia de areia, tenho ideia de que era pequena e apinhada de gente, pelo que não nos demorámos lá muito: ao final da tarde, apanhámos o barco de regresso a Split.

Sem comentários: