Pelourinho de Arcos de Valdevez






Arcos de Valdevez, Agosto de 2018

O Pelourinho de Arcos de Valdevez foi feito, no século XVI, pelo mestre canteiro João Lopes, o Velho. Foi classificado como Monumento Nacional em 1910.

Memento mori (2)






Cedillo (Cáceres, Espanha), Março de 2019

Um abraço/El abrazo


Olivença, Março de 2019

Apanhado em movimento, este mural no silo La Triguera (que foi convertido em Contentor de Arte) é da autoria de Digo Diego e foi realizado entre Novembro e Dezembro de 2017.

37.ª Volta ao Alentejo em Bicicleta








Portalegre, 24 de Março de 2019

Sexta e última etapa da 37.ª Volta ao Alentejo, à passagem por Portalegre.

Homenagem (38)


Cascais, Dezembro de 2013




Lisboa, Julho de 2014




Amadora, Setembro de 2015


Barreiro, Agosto de 2018

Igreja Matriz de Cabeção


Cabeção (Mora), Fevereiro de 2019

A Igreja Matriz de Cabeção foi inicialmente dedicada a Santa Maria, depois a Nossa Senhora da Conceição e, por último, a Nossa Senhora da Purificação.
Há registos de, em 1279, existir já um templo, com assento numa quinta da Ordem de Avis, aparentemente, doada a D. Constança, filha natural do rei D. Dinis. O templo primitivo foi remodelado em 1530, mas «a Igreja tal como hoje existe não é o templo reedificado do século XVI. Ao longo dos séculos, o espaço sofreu várias remodelações que acabaram por lhe retirar os pormenores quinhentistas que a caracterizavam». O terramoto de 1 de Novembro de 1755 provocou-lhe estragos consideráveis e levou ao desaparecimento da maioria das características arquitectónicas que o precederam. Os arranjos estruturais que lhe foram feitos na década de 1950 conferiram-lhe o seu aspecto actual.
«Nesta Igreja predominam as marcas dos finais do século XVII, com destaque para a capela do Senhor dos Passos que remonta ao tempo da Rainha D. Maria I. A Capela do Senhor dos Passos, local de profunda devoção para o povo Cabeçanense, é totalmente composto por forro de talha dourada, com tecto redondo e estilo de transição rococó-neoclássico.»





Dança








Amadora, Junho de 2017

A dança contemporânea vista por Gonçalo 'MAR' Ribeiro, no logradouro dos Recreios da Amadora. Mural integrado na edição de 2016 do projecto "Conversas na Rua".


Novembro de 2017

Um passeio no fim do Inverno


Portagem (São Salvador da Aramenha, Marvão), Março de 2019

Um domingo pelas margens do Rio Sever e pela calçada medieval.