Igreja Matriz de Cabeção


Cabeção (Mora), Fevereiro de 2019

A Igreja Matriz de Cabeção foi inicialmente dedicada a Santa Maria, depois a Nossa Senhora da Conceição e, por último, a Nossa Senhora da Purificação.
Há registos de, em 1279, existir já um templo, com assento numa quinta da Ordem de Avis, aparentemente, doada a D. Constança, filha natural do rei D. Dinis. O templo primitivo foi remodelado em 1530, mas «a Igreja tal como hoje existe não é o templo reedificado do século XVI. Ao longo dos séculos, o espaço sofreu várias remodelações que acabaram por lhe retirar os pormenores quinhentistas que a caracterizavam». O terramoto de 1 de Novembro de 1755 provocou-lhe estragos consideráveis e levou ao desaparecimento da maioria das características arquitectónicas que o precederam. Os arranjos estruturais que lhe foram feitos na década de 1950 conferiram-lhe o seu aspecto actual.
«Nesta Igreja predominam as marcas dos finais do século XVII, com destaque para a capela do Senhor dos Passos que remonta ao tempo da Rainha D. Maria I. A Capela do Senhor dos Passos, local de profunda devoção para o povo Cabeçanense, é totalmente composto por forro de talha dourada, com tecto redondo e estilo de transição rococó-neoclássico.»





Sem comentários: