Kohlova kašna


Praga (República Checa), Setembro de 2007

No segundo pátio do Castelo de Praga, encontra-se uma bela fonte barroca, construída em 1686. Os seus autores foram o escultor Jeroným Kohl e Francesco Bartolomeo della Torre, mestre-pedreiro de origem italiana, radicado em Praga, às ordens do rei Leopoldo I da Boémia.
É conhecida como Fonte de Kohl, mas também como Fonte dos Leões ou Fonte de Leopoldo.



Três degraus de pedra levam ao reservatório inferior, decorado com festões, cabeças de leão, carrancas e cartelas com o monograma imperial "L" (Leopoldo I). O segundo tanque também é ricamente decorado e é suportado pelas figuras de Mercúrio, Vulcano, Neptuno e Hércules, enquanto o tanque superior é suportado por dois tritões. O topo termina com uma esfera, apoiada em três leões. Sobre a esfera, havia uma águia imperial de duas cabeças, banhada a ouro, que foi removida na sequência da queda do Império Austro-Húngaro e da proclamação da independência da república da Checoslováquia, em 1918.



Noutro pátio do castelo, existe outra fonte, menos conhecida, que também ostenta o monograma "L", e a que já vi chamar Fonte Velha e Fonte do Leão:

Sem comentários: