Estrada Romana do Vau


















Termas (São Pedro do Sul), Agosto de 2021

Lê-se na placa informativa que identifica o Troço de Via Romana no Vau das Caldelas:
«Esta via atravessava a região de Lafões para o lado do mar e era um troço que fazia parte da estrada romana que ligava Viseu a Águeda. Por ser antiga e transitada pelos almocreves da sardinha que abasteciam de peixe as populações do interior, ficou conhecida por "Estrada Velha" ou "Estrada do Peixe".
O troço passa do concelho de Vouzela para o de São Pedro do Sul, seguindo com uma calçada existente no lugar do Vau das Caldelas, depois na povoação das Termas pela Rua do Cimo de Vila e, atravessando o rio Vouga junto aos balneários, progredia depois pela Av. da Ponte Velha até chegar ao cruzeiro de Quintela e daí rumava a São Pedro do Sul, onde se cruzava com a via Porto-Viseu.
Por cima dela se decalcaram as vias medievais e funcionou em pleno até depois da segunda metade do século XIX.
A calçada existente, no lugar do Vau, encontra-se numa área agrária e junto ao leito do rio Vouga, facto pelo qual foi lajeada, evitando-se, assim, danos provocados pelas inundações e dando aquele carácter de durabilidade que os romanos imprimiam às suas construções.
No local pode-se ainda encontrar um marco em pedra com as armas de Portugal, que servia para delimitar o antigo couto do Banho. Igualmente, nas imediações, existe na margem direita do rio a nascente de água quente do Vau, antigamente chamada Vau das Caldelas, que pertence à concessão de captação de São Pedro do Sul.»
Trilhámos este troço quando percorremos a lindíssima Rota do Vouga.

Sem comentários: