Coreto de Ponte de Sor


Ponte de Sor, Dezembro de 2025

O Coreto de Ponte de Sor está localizado no Jardim Municipal (também conhecido como Jardim Público do Campo da Restauração). Tem forma octogonal, com escadaria a permitir o acesso ao palco, é iluminado, coberto por um tecto assente em quatro colunas e possui gradeamento.





Até aqui, não há dúvidas, o pior foi querer saber mais sobre a história deste equipamento. A IA disse-me que "foi mandado construir pelo benemérito José Nogueira Vaz Monteiro e inaugurado em 5 de Outubro de 1921", mas li noutro sítio que "foi fundado pelo senhor Comendador António Falcão, administrador do Concelho de Ponte de Sôr em 1927". Contudo, estoutra informação, que situa a sua inauguração em 5 de Agosto de 1937, parece-me mais digna de crédito:

"Como tinhamos noticiado, inaugurou-se no dia 5 o corêto que o ilustre pontessorense sr. José Nogueira Vaz Monteiro mandou construir no novo Jardim Público, no Campo da Restauração. Usou da palavra o maestro sr. Angelo Silva, que felicitou o povo de Ponte do Sôr pelo grande melhoramento que ia inaugurar pondo em destaque os serviços que a Banda de que é regente deve ao grande benemérito. A Filarmónica Pontessorense, agradecida, não tinha encontrado melhor forma de expressar todo o seu reconhecimento do que executando a marcha «Vaz Monteiro». Ecoaram os acordes vibrantes da Filarmónica. Estava inaugurado o corêto. O sr. Vaz Monteiro, visivelmente emocionado, agradeceu ao orador, que soltou um viva ao grande sorense, vivamente correspondido pela farta assistência que pejava o local. A Filarmónica Pontessorense houve-se de forma a merecer todos os elogios. O programa com que deliciou os inúmeros ouvintes era esplêndido. No intervalo foi servido à Banda, no Teatro-Cinema, um farto e variado copo de água. O Jardim Público oferecia um bonito aspecto. Acenderam-se, pela primeira vez, os lampiões que a Câmara Municipal ali mandou colocar." (Jornal A Mocidade, n.º 260, de 15 de Agosto de 1937)

Sem comentários: