Crna Gora

No próximo dia 21 de Maio, um referendo interno decidirá o futuro do Montenegro, a independência ou a manutenção no estado da Sérvia e Montenegro. O resultado é uma incógnita, visto que a divisão de opiniões é ainda muito grande. Lembro-me da confusão nos dísticos identificadores dos automóveis: havia os saudosistas do YU, os unionistas do SCG (Srbija i Crna Gora) e os independentistas do CG (Crna Gora).
Por todo o lado, o cirílico, o alfabeto oficial do sérvio, convivia pacificamente com o alfabeto latino. De resto, quanto à língua oficial, as fontes dividem-se entre o sérvio e o montenegrino (crnogorski).
Crna Gora significa, literalmente, "monte negro", designação generalizada pelos venezianos. A capital, Podgorica, teve vários nomes ao longo da história, e chamou-se, de 1945 até 1992, Titograd, a cidade de Tito.
A moeda corrente no Montenegro é o euro. Há já uns anos que, através de um acordo bilateral com a Alemanha, o Montenegro adoptou o marco, tendo mudado posteriormente para o euro. A nossa guia tratou de advertir os coleccionadores compulsivos para a inutilidade de procurarem moedas montenegrinas, visto que o Montenegro não tem autorização para cunhar moeda.


Kotor

De Perast, continuámos ao longo da baía de Kotor, considerada uma das baías mais bonitas do mundo (ver vídeo). Kotor e a região de Boka Kotorska estão classificados pela UNESCO como património natural, cultural e histórico.


Kotor

Kotor é uma cidade muito bonita, rodeada por uma fortificação medieval, e com muitas igrejas e palácios, que constituem belos exemplares arquitectónicos, que variam entre o românico, o gótico, o renascentista e o barroco. Muitos destes monumentos foram danificados pelo sismo de 1979, mas foram recuperados, com o apoio da UNESCO.


A igreja ortodoxa de S. Nicolau (séc. XX), reconstruída com
pouco apoio da comunidade, maioritariamente católica


De Kotor seguimos para Sveti Stefan (Santo Estêvão), onde almoçámos. Sveti Stefan é uma ilha, fortificada no século XV, que teve, em tempos, grande importância estratégica e comercial. A partir do final do século XIX, perdeu, gradualmente, importância e habitantes. Em 1955, foi totalmente renovada e transformada numa estância turística de luxo, uma "cidade-hotel" para o jet set internacional.


Sveti Stefan

Continuámos para Budva, cidade conhecida pelos seus monumentos, pelo festival de teatro e pela intensa actividade turística, no Verão, e pelas suas muitas praias, apinhadinhas de gente. Demos umas voltas pelas ruas e subimos à fortaleza da Citadela, para melhor apreciarmos as vistas.


Budva

No regresso, encurtámos caminho, atravessando a baía de ferry, o que nos permitiu usufruir das imagens oferecidas pelo pôr-do-sol sobre Boka Kotorska, e seguimos, de volta a Dubrovnik.


Boka Kotorska

REFERÊNCIAS

História:
> Jugoslávia: Yugoslavia (Wikipedia), Socialist Federal Republic of Yugoslavia (Wikipedia)
> Montenegro: Montenegro (Wikipedia), History of Montenegro (Wikipedia), Discover Montenegro

Páginas oficiais:
> República do Montenegro, Governo da República do Montenegro
> Organização Nacional do Turismo do Montenegro (Visit-Montenegro.org)

Turismo:
> Projecto Visit-Montenegro.com: Visit Montenegro, Tourism Montenegro, Best of Montenegro, Destination Montenegro, Weather in Montenegro, Photo Montenegro
> Montenegro.com (contém uma lista completa e bem organizada de links sobre o Montenegro)
> Discover Montenegro
> Montenegro Tourism Directory
> Montenegro Tourist Service

Sem comentários: