Puzzles


Viseu, Setembro de 2018

A arte do azulejo comporta riscos consideráveis, sendo um dos principais o facto de, entre a concepção e a montagem, passar por diferentes mãos, nem sempre as mais cuidadosas. É assim que, por vezes, encontramos painéis com partes incompreensíveis, cuja autoria não pode ser imputada ao pintor.
Por exemplo, a imagem acima reproduz a secção central do painel assinado por Leopoldo Battistini, na Casa Almeida Moreira, de que já aqui falei. Não é preciso procurar muito para encontrar dois azulejos mal colocados, cuja posição correcta seria a seguinte:



Para azar do mestre, também a secção das alminhas sofreu diversos acidentes, que novamente reproduzo:



O melhor que se poderia conseguir com o material disponível seria esta disposição:



Já que estou com a mão na massa, aproveito para fazer o levantamento dos puzzles que já resolvi. O mais antigo foi este:


Monforte, Maio de 2016

Encontra-se resolvido, o melhor que me foi possível, aqui:



Na mesma altura, achei que tinha resolvido também este:


Portalegre, Março de 2017

Desta forma:



O pior foi ter olhado para ele outra vez e ter percebido que algo continuava estranho. Melhor, melhor, ficava assim:



E, já agora, também reparei neste, que me tinha passado despercebido:


Portalegre, Abril de 2017

Ficava bem melhor assim:



O caso mais interessante foi, sem dúvida, este:


Castelo Branco, Junho de 2017

Que resolvi assim:



E ainda corrigi este:


Ericeira (Mafra), Julho de 2017

Assim:



Tenho de dar mais uma volta pelos meus painéis, aposto que encontro mais uns puzzles para fazer.

Sem comentários: