Mis muros de fuego son




Madrid (Espanha), Outubro de 2014

Dois murais executados por Alberto Corazón, em 1983, de um lado e do outro da praça da porta fechada - Plaza de Puerta Cerrada.
Cruzei-me com eles num fim de tarde, com pouca luz, e não lhes prestei a devida atenção. Inclusivamente, cortei o lado esquerdo do primeiro mural, onde, sobre fundo lilás, se podia ler o início do antigo lema da cidade:

"Fui sobre agua edificada,
mis muros de fuego son,
esta es mi insignia y mi blasón."
Ambos os murais tinham já outros graffiti sobrepostos. Sobre o primeiro, é visível uma assinatura do colectivo 1UP (One United Power).
Na praça, há também um cruzeiro, a Cruz de Puerta Cerrada, erigida em 1783 e a única sobrevivente da campanha que ditou a demolição das cruzes madrilenas, no início do século XIX. Feita em calcário branco de Colmenar, a cruz tem um desenho muito simples. É lisa por todos os lados e a única decoração concentra-se no plinto, formado por uma espécie de espiral, bem como na base, onde está esculpida uma coroa de louros. Anteriormente, havia outro ornamento floral, que desapareceu. Quanto ao pedestal, consiste num prisma simples, encimado por uma pequena estrutura de quatro águas.



Sem comentários: