Fonte da Vila


Vila Nova de Cerveira, Agosto de 2022

A Fonte da Vila é um fontanário urbano, em posição subjacente aos arruamentos que a circundam, confrontando com o castelo e com o terreiro, local da antiga feira e centro cívico da vila. Foi o local onde, até ao aparecimento da água canalizada, a população se vinha abastecer. Por este facto, foi um espaço de encontro e de divulgação de notícias.





Tecnicamente, trata-se de uma fonte de espaldar, adossada a muro, com acesso por larga escadaria de três lanços de nove degraus, intercalados por amplos patamares, conduzindo a átrio murado e lajeado, com banco corrido ao longo das paredes. Tem espaldar rectangular, enquadrado com pilastras sobrepujadas por pináculos, rematado por cornija rampante, saliente, com cruz sobre acrotério no vértice; no terço superior do espaldar, coroa real fechada sobre escudo da Casa Real e, na base, três bicas carrancas; lateralmente ao espaldar, porta de verga recta para acesso a sala do nascente, rectangular, com cobertura de duas águas; tanque rebaixado, de planta rectangular com acesso por degrau que o delimita.



Quanto à época de construção, o painel informativo situa-a no século XVI, salientando o escudo e a coroa real, característicos dos anos de 1500. Já o sítio da Câmara Municipal, com base no tipo de escudo e frontão, aponta a sua cronologia para meados do século XVII, no que está de acordo com a estimativa da Direcção-Geral do Património Cultural.



Em 1726, no seu Aquilegio Medicinal, o Dr. Francisco da Fonseca Henriques descreve-a nos seguintes termos: "Na praça de Villanova da Cerveyra, Comarca de Viana, està huma fonte de excellẽte agoa, muy delgada, e de bom gosto; tem virtude diuretica; para obstrucções, e para queyxas nephriticas" (p. 162). Posso assegurar que é água saborosa e fresca, e que me foi de grande valia em dias de muito calor.

Sem comentários: