Pelourinho de Vila Nova de Cerveira


Vila Nova de Cerveira, Agosto de 2022

Vila Nova de Cerveira teve dois forais: o primeiro, concedido por D. Dinis, a 1 de Outubro de 1321; o segundo, por D. Manuel I, a 20 de Outubro de 1512. Em 1547, foi construído o pelourinho, dentro do castelo, em frente aos antigos Paços do Concelho, como símbolo de jurisdição municipal.



"Assente sobre quatro degraus quadrangulares, ergue-se num fuste oitavado, encimado pelo capitel paralelepipédico de bom efeito decorativo e ornamentado com quatro escudetes, em granito de Sopo. Os escudetes têm as quinas, um emblema heráldico dos Viscondes de Vila Nova de Cerveira e a data de construção nos restantes dois".
Tecnicamente, é um "pelourinho de pinha cónica embolada, com soco quadrangular de quatro degraus, fuste cilíndrico e capitel cúbico ostentando elementos heráldicos, possuindo ferros de sujeição com decoração zoomórfica. Tem remate em pináculo com pequena esfera no topo".
Em 1890, foi-lhe arrancada a golilha axial (argola a que se prendiam os condenados pelo pescoço). Em Junho de 1910, foi classificado como Monumento Nacional, estando igualmente incluído na Zona Especial de Protecção do Castelo.

Sem comentários: