Atlas


Lisboa, Maio de 2022

Mural do Colectivo RUA, no bairro Casal dos Machados (freguesia do Parque das Nações), realizado no âmbito do núcleo da Multiculturalidade do Festival MURO LX_2021, Abril de 2021.


Pormenor desta imagem

A segunda intervenção do MURO LX_2021, terminada em Abril, é do portuense Colectivo RUA, composto pelos artistas Contra, Draw, Fedor, Oker, The Caver e Third – que se estreia enquanto colectivo nesta edição do MURO LX_21. O Colectivo RUA realizou a intervenção "Atlas, Mostra Alto o Mundo no seu Ombro" (Fernando Pessoa), numa empena da Rua Padre Joaquim Alves Correia, no Casal dos Machados, núcleo da Multiculturalidade da 4.ª edição do festival.
Celebrar o mundo, mostrando várias culturas, em que vemos um encantador de serpentes, um comboio, um elefante e girassóis e até uma colecção de "cromos do mundo" – representados pelos retratos de várias culturas e etnias. Uma obra que oscila entre o realismo e o cartoon mostra-nos a destreza de 6 artistas consagrados, na sua maior intervenção realizada como colectivo artístico. Fedor, Oker, Ruído (Contra + Draw), The Caver e Third, artistas do Porto com características plásticas muito distintas, criam uma colecção de imagens que nos permitem "mapear" o mundo no bairro Casal dos Machados.
Abaixo, um vislumbre do núcleo da Multiculturalidade, a partir da Avenida de Berlim, podendo ver-se, da esquerda para a direita, os murais "Florescer", "Bom dia Filomena" e "Atlas".

Sem comentários: